Educação, Florianópolis - 05 Jun 2013 15:06

Creche do Duduco, em Florianópolis, fecha as portas por falta de verba

Encerramento do convênio foi motivado por não cumprimento das obrigações, segundo a Prefeitura
Por: Danilo Duarte
 
Creche do Duduco, em Florianópolis, fecha as portas por falta de verba Creche deixará de receber R$ 15 mil mensais da Prefeitura (Foto:Danilo Duarte/Tudo Sobre Floripa)

Um cartaz colado no muro de metal de uma das unidades da Creche do Duduco, que funcionava na rua Luiz Boiteux, no Centro de Florianópolis, avisa que a partir desta quarta-feira (05), o atendimento está suspenso. A justificativa é o encerramento de um convênio com a Prefeitura, que garantia R$ 15 mil mensais à entidade.

Segundo Janete Aparecida Oliveira da Silva, gerente de atividades complementares da Secretaria Municipal de Educação, a verba não era bem aplicada e havia pendência contábeis desde o ano passado.

- Este ano, foi repassada apenas a primeira parcela, referente a fevereiro. O pagamento de outras duas, que são devidas, depende da regularização da prestação de contas -, explica Janete.

Ela ainda descreve que a creche, que funciona há 30 anos, não cumpria a meta de atendimento. Em vez de 81 crianças, como definido no convênio, apenas 34 estavam matriculadas. Destas, no entanto, somente 22 frequentavam regularmente o local.

- A secretaria notificou o estabelecimento, em maio, mas mesmo assim algumas irregularidades continuavam, como o mofo em salas de aula, a alimentação inadequada e a falta de profissionais contratados pela creche -, detalha a gerente da SME.

Cartaz colado na frente da creche explicava o motivo do fechamento (Foto:Danilo Duarte/Tudo Sobre Floripa)

Reforma no prédio será feita

O coordenador geral da creche, Milton Felisbino e presidente da instituição que tem o mesmo nome e administra a unidade, afirma que fez uma proposta de continuar a receber subvenção social para realizar as reformas no prédio, mas não houve acordo.

- Há condições de remanejar os alunos de uma sala para outra, mas não foi aceita esta ideia, por isso a creche ficará fechada para reforma temporariamente. Todo o prédio está precisando de pintura e uma reforma completa, o que deve durar cerca de três meses -, projeta Felisbino.


Futuro discutido em reunião

Segundo o coordenador, há 58 crianças matriculadas, mas há flutuação neste número em função dos pais, que em geral são de cidades vizinhas ou bairros mais distantes, mas os pais trabalham no centro.

Agora, os pais das 34 crianças matriculadas, de acordo com a SME, terão uma reunião, às 18h desta quarta-feira (05) para saber o destino educacional de seus filhos.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar