Agricultura, Cultura, Florianópolis, Geral, Trabalho - 17 Mai 2017 15:33

Crianças de cinco anos participam da pesca da Tainha no bairro Ingleses

Turminha do NEI Municipal Gentil Mathias viram de perto uma tradição da cultura local
Por: Direto da Redação TSF
 
Crianças de cinco anos participam da pesca da Tainha no bairro Ingleses (Foto: Anita Erdmann dos Santos / Divulgação)

A criançada de cinco anos, do Núcleo de Educação Infantil Gentil Mathias, no bairro Ingleses, teve uma manhã diferente nesta quarta (17). Eles presenciaram e participaram da pesca da tainha na orla da praia. Cerca de 20 crianças participaram da aventura, acompanhadas pelas professoras Anita Erdmann dos Santos, Juliana Lange Ramos e Lisiane Menezes de Assis.

A animação dos pequenos foi tanta que, na última segunda (15), eles nem se importaram de caminhar por quase 20 minutos só para ver os pescadores puxando as redes cheias de tainhas. O período de inverno é considerado o melhor momento para captura desses peixes, que vêm do Sul do Continente em busca de águas geladas para se reproduzirem. É também nessa época entre maio e julho que a pesca da tainha é permitida, para se manter a espécie.

- Ao chegarmos no local, vimos um “castelo de tainhas” na areia e a alegria em cada rosto e o olhar de curiosidade foi instantâneo. As crianças queriam pegar as tainhas, fazer carinho e perguntaram se poderiam levá-las para casa. Esclarecemos que as tainhas eram dos pescadores e que aquele era o trabalho deles -, destaca a professora Anita Erdmann.

(Foto: Anita Erdmann dos Santos / Divulgação)(Foto: Anita Erdmann dos Santos / Divulgação)

A professora Lisiane Menezes relata que as crianças do grupo 5B aproveitaram para se divertir enquanto aguardavam ansiosas pela chegada na areia de outras redes com mais peixes. Viram tainhas pulando e tentando escapar.

- Foi um momento único e que com certeza ficará na memória desses pequenos para sempre, afinal educação infantil também é cultura -, diz a professora.

Para o secretário de Educação de Florianópolis, Mauricio Fernandes Pereira, colocar em prática o que se aprende, o que se vê em sala de aula, é essencial para os valores e a formação de uma consciência criativa e atuante de uma criança.

- É o que defendemos, o mundo real na educação -, disse.

Só nesse lanço, foram capturadas cerca de 8 mil tainhas.

(Foto: Anita Erdmann dos Santos / Divulgação)(Foto: Anita Erdmann dos Santos / Divulgação)

(Foto: Anita Erdmann dos Santos / Divulgação)(Foto: Anita Erdmann dos Santos / Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar