Comunidade, Esportes, Florianópolis, Geral, Manezinhos pelo Mundo, Meio Ambiente, Verão - 03 Ago 2020 14:37

Crianças do Morro do 25 recebem brinquedos recriados do lixo das praias

Atletas do surf catarinense participam de projeto que doa brinquedos fabricados com resíduos plásticos
Por: Direto da Redação TSF
 
Crianças do Morro do 25 recebem brinquedos recriados do lixo das praias (Foto: divulgação)

Crianças que participam do Projeto Surf Social, no Morro do 25, em Florianópolis, receberam no final de julho a doação de centenas de brinquedos, numa iniciativa da Ong Eco Local Brasil. Os brinquedos foram criados a partir de resíduos plásticos recolhidos nas praias catarinenses por um grupo de atletas renomados do surfe, após um processo de beneficiamento e transformação.

Como dar suporte para as crianças que não podem ir à escola e precisam estar em casa por conta da pandemia da Covid 19? Conhecida por realizar ações de conscientização e educação ambiental em praias do Sul e Sudeste do País, a Eco Local Brasil criou o Projeto Pé na Estrada, que beneficia crianças que vivem em comunidades assistidas por entidades ligadas ao Surf.

Entre os atletas que já participaram dessa etapa do Projeto Pé na Estrada está Matheus Navarro. Seis vezes campeão catarinense e primeiro lugar na disputa da WQS na Flórida (Estados Unidos) e na Argentina em 2019, o atleta contribuiu para as ações da Ong junto com o Projeto União Fortalece. Nas ações isoladas de limpeza, também estão confirmadas as participações de Xandi Fontes, da WSL Brasil, do lendário Saulo Lyra e, ainda, de Marco Polo, Gustavo Raupp, Laura Raupp, Petterson Thomaz, Hedierferson Junior e Luiz Mendes, entre outros atletas. No litoral catarinense, o projeto conta ainda com o apoio de integrantes do Projeto de Monitoramento de Praias, da Univali.

- Esses colaboradores farão ações isoladas de limpeza de praia, quando possível, sem aglomeração. Na sexta-feira, a doação de brinquedos será feita diretamente aos coordenadores dos projetos, para que os distribuam com segurança às crianças de famílias cadastradas e que vêm sendo atendidas com alimentos e suprimentos -, explica Filipe Oliveira, coordenador da Ong.

A Ong já fez uma ação piloto do Projeto Pé na Estrada no mês de abril passado, quando foram distribuídos 500 brinquedos a alguns projetos de Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

- As ações saírem conforme planejamos e os brinquedos foram muito bem aceitos pelas crianças das famílias cadastradas -, comemora Filipe.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Sobre a Eco Local Brasil
A ONG Eco Local Brasil atua há 17 anos com ações ambientais de limpeza de praia e educação ambiental em escolas pelo Sul e Sudeste do país. Desde 2018, a entidade aplica um diferencial único em suas mobilizações, que é o de também se responsabilizar pelo descarte do que foi coletado, não utilizar aterros e ainda reaproveitar em 100% os resíduos retirados, usando-os como matéria prima para produtos sustentáveis e os brinquedos são um exemplo destas aplicações.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar