Economia e Negócios, Florianópolis - 08 Jun 2013 12:12

Puxado pelos alimentos, custo de vida em Florianópolis continua a subir

Em maio, a alta foi de 0,17% e o acumulado do ano chega a 2,66%
Por: Danilo Duarte
 
Puxado pelos alimentos, custo de vida em Florianópolis continua a subir Produtos do grupo Alimentação puxaram a alta no custo de vida da Capital (Foto: Divulgação)

Viver em Florianópolis está mais caro, como mostra a pesquisa desenvolvida pela Udesc. O estudo, divulgado na última sexta-feira (07), aponta que, em maio, a alta foi de 0,17%, puxado pela alimentação.

O índice é o menor desde agosto de 2012, quando houve deflação de 0,02%, e foi influenciada principalmente pelos preços de alimentos, produtos de limpeza, higiene e eletrônicos.

No mês anterior, a alta registrada pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) foi de 0,74%. Com o resultado, a alta no ano chega a 2,66%, e o acumulado dos últimos doze meses ficou em 6,31%. A principal influência para o resultado do mês foi o aumento em menor escala no grupo Alimentação, que saiu de uma alta de 1,11% em abril para 0,26% em maio.

Também contribuiu a redução de 0,52% no índice do grupo Produtos Não Alimentares, com destaque para a baixa nos preços de produtos de limpeza (-3,96%), de higiene (-2,19%), aparelhos eletrônicos (-2,05%) e eletrodomésticos (-0,77%). No mesmo grupo, houve altas significativas nos móveis (5,06%) e nos remédios (3,22%).

Nos demais grupos, houve alta: os preços dos Serviços Públicos subiram 0,31%, consequência do aumento na tarifa de telefone fixo em 6,79%, e em Outros Serviços a variação foi de 0,40%, puxada pelos preços da habitação (2,01%) e dos serviços de assistência de saúde (0,65%).


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar