Educação, Eleições, Florianópolis, Geral - 22 Mar 2018 17:39

Debate entre candidatos a reitor na Ufsc teve manifestação dos estudantes

Três candidatos debateram na manhã desta quinta (22)
Por: Direto da Redação TSF
 
Debate entre candidatos a reitor na Ufsc teve manifestação dos estudantes (Foto:Divulgação)

Esta quinta-feira (22) dia do Debate Oficial no processo de escolha do novo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi marcada por manifestações em favor de causas e de candidatos. Foi possível reconhecer pelo campus em Florianópolis estudantes, técnicos e professores vestidos com camisetas com as cores dos candidatos, bem como panfletando a respeito de causas e reivindicações das categorias, e com as propostas de cada um dos três candidatos ao cargo de reitor.

A eleição que vai definir o novo reitor da UFSC terá seu primeiro turno no dia 28 de março. Os dois mais votados se enfrentam novamente em 11 de abril. Os três candidatos são os professores Edson De Pieri, Irineu Souza e Ubaldo Balthazar. Este será o primeiro mandato após a situação que envolveu o afastamento posteriormente, o suicídio do ex-reitor Luis Carlos Cancellier, no ano passado.

Nesta quinta (22), O Diretório Central dos Estudantes (DCE) organizou uma mobilização que reuniu cerca de 30 estudantes antes do debate, para marcharem dentro do Auditório Garapuvu com tambores e faixas logo no início. Os estudantes tiveram direito à palavra e leram um documento abordando a necessidade de fortalecimento das políticas de permanência, em especial, da Moradia Estudantil.

- Estamos nos manifestando porque tem vários problemas, é uma demanda histórica, começando pela falta de vagas e a situação da Moradia. Há uma reforma que nunca acabou, material de construção jogado, um prédio caindo aos pedaços, água suja pelas torneiras, a falta de chuveiro quente, apenas uma máquina de lavar funcionando. Queremos exigir que os candidatos a reitor se posicionem -, apontou Leonardo Godim, representante do DCE.

Outra manifestação que ocorreu antes do início do debate foi de um dos representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que pediu a palavra para falar sobre o Dia Mundial da Água, comemorado na data do debate, 22 de março.

(Foto: Mayra Cajueiro Warren/Agecom){image:POSICAO:description}


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar