Eleições 2016, Florianópolis, Política - 31 Jan 2017 18:07

Deputados elegem novo presidente da Alesc nesta quarta (1º), em Florianópolis

Deputado de Silvio Dreveck (PP) era o único candidato inscrito até a tarde de terça (31)
Por: Direto da Redação TSF
 

O novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina será eleito nesta quarta-feira (1º), em sessão preparatória marcada para as 14 horas, no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. Ele substituirá o deputado Gelson Merisio (PSD), chefe do Poder Legislativo no biênio 2015-2017, que se encerra nesta terça-feira (31). A sessão terá transmissão ao vivo da TVAL e pelo perfil da Assembleia no Facebook, com cobertura da Rádio AL e Agência AL.

Conforme determina o Regimento Interno da Alesc, a sessão preparatória para a eleição do novo presidente será conduzida pelo deputado Narcizo Parisotto (PSD), o parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas estaduais. Ele convidará dois deputados de partidos políticos diferentes para servirem de secretários e auxiliarem nos trabalhos de votação e apuração.

Em seguida, os candidatos à Presidência farão o registro de suas candidaturas junto aos secretários. Até esta terça (31), a única candidatura anunciada oficialmente é de Silvio Dreveck (PP).

Após o registro das candidaturas, os deputados serão chamados para votar, um a um. O voto é aberto e deve ser declarado no microfone de apartes. O voto de cada parlamentar é proclamado por um secretário e anotado pelo outro. Após os 40 deputados votarem, Parisotto lerá o resultado da votação e proclamará o resultado. Se houver empate, vence o candidato mais idoso.

O presidente eleito assume de imediato o cargo e poderá usar a tribuna. Ele encerra a sessão preparatória e convoca outra, que será realizada na sequência, para a eleição dos demais membros da Mesa: 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.

As candidaturas poderão ser apresentadas individualmente ou em chapa. Até o momento, para 1º vice-presidente, a única candidatura tornada pública é do deputado Aldo Schneider (PMDB), resultado de um acordo anunciado em novembro do ano passado com o PP, para a divisão da Presidência no biênio 2017-2019. Caso a eleição de Dreveck e Aldo seja confirmada nesta quarta, o pepista deixa a Presidência em 31 de janeiro de 2018 para que Aldo Schneider assuma a função até 31 de janeiro de 2019.

A eleição das demais posições da Mesa segue rito parecido com a escolha do presidente. Dois deputados serão convidados para secretariar os trabalhos e receber as candidaturas. A votação também será aberta, um a um, com declaração de voto no microfone de apartes. Terminada a votação, o resultado será proclamado pelo presidente e os eleitos serão conduzidos para suas funções na Mesa.

As sessões preparatórias desta quarta são exclusivas para a eleição da Mesa, sem espaço para pronunciamento dos deputados e votação de projetos. Antes de encerrar os trabalhos, o presidente convocará a sessão de instalação da 3ª sessão legislativa (ano legislativo) e a leitura da mensagem anual do governador Raimundo Colombo (PSD), que ocorrerão na quinta-feira (2), às 10 horas, no Plenário Deputado Osni Régis.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar