Florianópolis, Geral, Grande Floripa, Saúde - 28 Mai 2018 19:45

Doações de sangue despencam, mas necessidade também diminui

Estoques estão garantindo as necessidades em todo o Estado
Por: Direto da Redação TSF
 
Doações de sangue despencam, mas necessidade também diminui (Foto: Paulo Goethe / SES / Divulgação)

Em Florianópolis, as doações de sangue para o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) registraram queda nos últimos dias. Segundo a Secretaria da Saúde, os estoques estão mantidos, apesar das dificuldades encontradas por doadores no deslocamento até as unidades de captação junto aos doadores, que hoje são nove em todo o Estado, mas na Grande Florianópolis apenas a Capital.

A demanda por bolsas de sangue nas unidades também diminuiu, principalmente devido à medida adotada pela Secretaria da Saúde em remanejar as cirurgias eletivas. De acordo com a diretora geral do Hemosc, Denise Linhares Gerent, o abastecimento dos estoques precisa continuar.

- A necessidade diminuiu, mas pacientes que já estão em tratamento continuam necessitando de sangue. Precisamos, principalmente, de plaquetas e sangue do subtipo O para mantermos elevados o nosso estoque. Pedimos que as pessoas continuem doando sangue e ajudando a salvar vidas em nosso Estado – disse.

A necessidade diária do Hemosc para atender todo o estado de Santa Catarina gira em torno de 500 bolsas de sangue ao dia. Na quinta (24), foram captadas apenas 290 e na sexta, outras 400. Nesta segunda (28), oitavo dia da paralisação e com os serviços de transporte reduzidos, foram coletadas pouco mais de 200 bolsas.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar