Economia e Negócios, Florianópolis, Geral - 08 Fev 2018 11:50

Economia: custo de vida de Florianópolis sobe 0,48% em janeiro

Aumento foi puxado pelo grupo Serviços Públicos, com alta no preço das passagens do transporte coletivo e na tarifa telefônica
Por: Direto da Redação TSF
 

O Índice de Custo de Vida em Florianópolis, divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF),  teve alta de 0,48% em janeiro de 2018. Os dados para o cálculo do percentual foram coletados entre os dias 1º e 29 do último mês.

Os números do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mostram que o resultado foi 0,04 ponto percentual inferior ao do mesmo período em 2017 (que registrou 0,52%). Em comparação com o mês anterior, houve aumento de 0,49 ponto percentual – dezembro teve deflação de 0,01%.

A alta foi puxada pelos grupos Serviços Públicos, que teve aumento de 4,32% - influenciado pela elevação no preço das passagens do transporte coletivo e na tarifa telefônica - e Outros Serviços (2,34%). Apesar da alta, o índice de janeiro registrou redução no grupo Alimentação (0,02%). O grupo dos Produtos Não Alimentares não apresentou variação.

Confira o relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice
O Custo de Vida de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância década produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar