Educação, Eleições, Florianópolis, Geral - 27 Nov 2016 22:01

Eleição para diretores das escolas em Floripa movimentou o sábado (26)

Homologação só ocorre na segunda (5)
Por: Direto da Redação TSF
 
Eleição para diretores das escolas em Floripa movimentou o sábado (26) Savana, Thiago e Manuela (Foto: Divulgação)

Os novos diretores escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis foram eleitos neste sábado (26). Durante toda a manhã e tarde, profissionais da Educação, familiares e alunos, do quinto ao nono ano, apontaram os dirigentes que ficarão no posto de janeiro de 2017 a janeiro de 2020.

Na próxima segunda (5), serão homologados os nomes dos vencedores. As datas de segunda (28) e terça-feira (29) são reservadas para a entrada de recurso de contestação de resultado.

Para o secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, o voto direto nas escolas legítima o processo democrático.

- Os eleitos assumem mais responsabilidades perante a comunidade e as famílias ficam mais incentivadas para monitorarem os eleitos -, salientou.

Pinto da Luz lembrou que as eleições são também saudáveis para os alunos, de 10 a 14 anos, que podem participar ativamente da vida da escola por intermédio do voto.

- É um ato de educação para a cidadania plena -, completou.

Profissionais da Educação, familiares e alunos apontaram os novos dirigentes para 3 anos

Ana Paula fez questão de votar para eleição de diretores escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis. Ela possui na Creche Maria Barreiros, na Coloninha, Sofia, de 6 anos.

- É importante a gente votar, porque todos nós somos responsáveis pela unidade escolar onde estão os nossos filhos. E temos o direito e dever de apontarmos quem vai comandar a unidade pelos próximos anos três anos -, disse a mãe.

Savana Silva Sumar, esposa de Thiago, também expressou a opinião do casal na urna da Creche Maria Barreiros. Mãe de Manuela, 5 anos, Savana disse que nada mais do que justo os familiares votarem, uma vez que estão sempre no ambiente escolar durante o ano inteiro.

- No momento de escolher o novo diretor da instituição, temos a obrigação de estarmos presentes -, disse.

Na Creche, que congrega 96 crianças, a direção foi disputada por três candidatas. Janaína da Silva João foi reconduzida ao cargo.
 
Houve eleição em 105 unidades educativas. Em cinco delas, a disputa foi acirrada, com três candidatos disputando o cargo. A situação ocorreu na Creche Bem-Te- Vi (Centro), Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho), Creche Maria Barreiros (Coloninha), Creche Mateus de Barros (Monte Cristo) e Núcleo de Educação Infantil Ingleses (Ingleses).

Em 11 unidades não aconteceu o pleito. Sendo assim, os diretores serão indicados pela Prefeitura. Em 10 casos, não houve candidatos. No Núcleo de Educação Infantil Sol Nascente não haverá eleição por tratar-se de uma nova unidade da rede que funcionará a partir do ano que vem.

Em quatro estabelecimentos de ensino, não houve quórum para validar o processo, que deveria ser de 33% por segmento. Nesta situação também os diretores serão apontados pela administração municipal. São elas a Creche Anna Spyrios Dimatos (Tapera) e as escolas Osmar Cunha (Canasvieiras), Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus) e Almirante Carvalhal (Coqueiros).

A rede é composta por 80 unidades de educação infantil e 36 escolas de ensino fundamental. Atualmente, há mais de 30 mil estudantes.
 
O processo de eleição direta para diretor ocorre desde 1986. Em um primeiro momento, só havia eleição em escolas básicas (1ª série à 8ª série). A partir de 1994, o processo foi ampliado para todas as unidades, contemplando também as escolas desdobradas (atualmente 1º ano ao 5º ano), bem como para as creches e os núcleos de educação infantil.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar