Agricultura, Grande Floripa, Saúde - 10 Set 2013 13:00

Idosos de Antônio Carlos têm alimentação mais saudável, diz estudo

Pesquisa da UFSC mostra que consumo de alimentos açucarados é bem menor em idosos hipertensos
Por: Róbinson Gambôa
 
Idosos de Antônio Carlos têm alimentação mais saudável, diz estudo Pesquisa foi feita com 477 idosos na cidade (Foto: divugação/portal amigo do idoso)

Uma pesquisa promovida pelo Programa de Pós-Graduação de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) monitorou a forma como um grupo de pessoas idosas na cidade de Antônio Carlos se alimentam, com o objetivo de avaliar a hipertensão arterial sistêmica associada com a frequência do consumo.

O estudo foi feito através de visitas a diversas famílias. Foram entrevistados 477 idosos de ambos os sexos, com idade de 60 a 100 anos. O consumo alimentar foi verificado por meio de questionário de frequência alimentar, e os resultados mostraram que a maioria dos idosos é do sexo feminino, moram com o companheiro e são alfabetizados. Quanto ao consumo alimentar, verificou-se que prevalecem os refrigerantes, doces, balas, açúcar e mel.

Já o consumo de carnes salgadas, produtos industrializados, embutidos, carne de porco e ovos foi considerado baixo, tendo sido verificada alta prevalência de consumo do grupo de frutas, verduras e legumes e leite em toda população investigada, independente de apresentar hipertensão ou não.

Segundo a pesquisadora e estudante Janaína da Silva Dal Moro, foram utilizadas variáveis por idade, sexo, arranjo familiar e alfabetização.

- Concluímos que os idosos hipertensos apresentaram prevalência de consumo menor de alimentos com altos teores de açúcar. Independente de ter hipertensão ou não, os idosos em Antônio Carlos apresentaram prevalência de consumo elevada de alimentos considerados saudáveis -, comentou ela.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar