Agricultura, Biguaçu, Economia e Negócios - 21 Ago 2013 07:56

Embalagens próprias vão incrementar comércio de carvão, aipim e mandioca em Biguaçu

Associação que reúne pequenos agricultores apresentou material que dá valor agregado à produção local
Por: Róbinson Gambôa
 
Embalagens próprias vão incrementar comércio de carvão, aipim e mandioca em Biguaçu Agricultores comemoram a novidade junto com o prefeito de Biguaçu. (Foto: divulgação)

Pequenos agricultores de Biguaçu, que produzem carvão vegetal, aipim congelado e farinha de mandioca vão poder comercializar seus produtos em embalagens próprias. O material está sendo produzido pela Associação dos Agricultores Familiares da Roça de Toco, de Biguaçu, que promoveu um encontro entre produtores para comemorar a impressão do primeiro lote de embalagens.

Produzidas de forma participativa – as despesas foram divididas entre os agricultores associados – as embalagens destacam em seu layout o conhecimento tradicional associado à forma de produção artesanal dos produtos. Os recursos para a produção em série das sacolas foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC) através do Projeto Rede Sul Florestal, coordenado pela Epagri.

-  Parabenizo os produtores de Biguaçu e aos demais envolvidos por esta iniciativa. Nós sabemos que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos homens e mulheres do campo é justamente o baixo valor pago aos produtos. Com este selo, não tenho dúvida que será agregado muito valor ao trabalho destes guerreiros do campo. A agricultura familiar é a cristalização da necessidade de alimentos melhores e socialmente corretos -, salientou o Prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps.

O retorno econômico das embalagens será monitorado durante um ano através de uma pesquisa de avaliação.

As etapas anteriores de discussão e elaboração das embalagens tiveram apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através dos projetos Nosso Carvão (UFSC) e Valor da Roça (Epagri), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através do projeto Pesquisa-extensão e Aprendizado Participativo (PEAP) da Epagri.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar