Economia e Negócios, Florianópolis, Geral, Manezinhos pelo Mundo, Tecnologia - 19 Mai 2017 17:23

Empresa de Floripa cria equipamento anti-furto para transporte de valores

Super Armário, produto inovador desenvolvido pela startup Cata Company, destrói 40% das cédulas
Por: Direto da Redação TSF
 
Empresa de Floripa cria equipamento anti-furto para transporte de valores (Foto: Divulgação)

A Cata Company, empresa de tecnologia de Florianópolis, vai lançar um equipamento inédito para proteção de numerários na maior feira de segurança da América Latina, a EXPOSEC, que acontece entre terça (23) e quinta (25). O Super Armário, como é chamado, é a grande aposta da empresa para coibir em definitivo invasões a bases de custódia de transportadoras de valores, bancos, salas de tesouraria e carros-fortes. Inicialmente comercializado para o mercado brasileiro, a companhia também pretende exportar o produto para outros países, principalmente Estados Unidos, onde já possui um escritório comercial.

O equipamento foi desenvolvido para garantir total segurança do dinheiro e proteção aos funcionários das transportadoras e dos bancos, que vêm sofrendo com constantes ataques. A violência dos assaltos aterroriza o Brasil, principalmente o interior de São Paulo. De novembro de 2015 a setembro de 2016, por exemplo, foram registrados ao menos grandes cinco roubos a empresas de transporte de valor nas cidades de Campinas, Santos, Ribeirão Preto e Santo André. Ao todo, cerca de R$ 160 milhões foram roubados nessas cidades, na Bahia e no Pará, e pelo menos cinco pessoas morreram.

O projeto, adequado aos padrões globais de segurança, é composto por um Módulo de Energia e Controle (MEC) e Módulos Destruidores de Cédulas (MDC). Uma das principais inovações do equipamento permite que as cédulas tenham 40% das faces destruídas quando o dispositivo é acionado, o que impede que elas sejam utilizadas.

- Já estamos negociando com grandes empresas de transporte de valores e continuaremos investindo em mais inovação no setor financeiro e de segurança -, afirma Victor Levy, fundador e CEO da empresa que já tem 14 pedidos e registros de patentes, marcas, desenhos e propriedades industriais, tanto nacionais quanto internacionais.

Exportação
Além da linha de produtos CataTech que desenvolve o Super Armário, a empresa possui outras duas linhas focadas no varejo e no mercado financeiro. O primeiro produto comercializado foi o CataMoeda, que já trocou mais de 150 milhões de moedas por cédulas, doação, vale-compras e recargas de celular e que integra mais de 130 redes de varejo, em mais de 350 pontos de 22 estados brasileiros, Estados Unidos, Austrália e Ásia. Há também a linha de cofres inteligentes de alta tecnologia, chamados de CataCash, comercializados no Brasil, Estados Unidos, México, Argentina, Peru e Paraguai. O modelo “One”, mais compacto, atende a pequenos e médios varejistas, enquanto o “Mille”, lançado no primeiro semestre deste ano, é um cofre de alta performance e maior capacidade de armazenamento.

Investimento
Em março, a Cata Company recebeu um novo aporte de R$ 5 milhões pelo Fundo Sul Inovação, gerido pela Bzplan. O investimento será utilizado para o desenvolvimento dos novos produtos, aumento da equipe (especialmente na área P&D, vendas e suporte técnico) e expansão internacional da empresa. Desde outubro de 2016 a empresa conta com uma unidade de negócios na Flórida, Estados Unidos, onde comercializa os produtos CataCash e CataCoin (CataMoeda). A expectativa de Levy é faturar R$ 41 milhões no próximo ano, sen do que 15% dos lucros em 2017 devem vir das exportações.

Sobre a Cata Company
Com sede em Florianópolis, e uma nova unidade de negócios em Pompano Beach (Flórida, EUA), a Cata Company é uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções inovadoras para o varejo e o mercado financeiro. Entre seus produtos estão o CataMoeda, o Painel de Controle (ferramenta de gestão e monitoramento de transações) e os cofres inteligentes CataCash One e CataCash Mille, além de uma linha de equipamentos de back office para concessionárias e empresas de transporte e uma nova plataforma de publicidade para trade marketing.

Em 2017, a empresa recebeu mais um aporte, no valor de R$ 5 milhões, da gestora de fundos de investimento Bzplan e lança mais dois produtos: o CataCash Mille, novo cofre inteligente, e o Super Armário, tecnologia voltada à proteção de numerários.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar