Florianópolis, Geral, Meio Ambiente, Obras - 25 Fev 2021 11:57

Empresa de Rondônia é responsável pela coleta de lixo em 10 bairros

Empresa privada está responsável atualmente pela coleta de lixo domiciliar na área continental da cidade
Por: Direto da Redação TSF
 
Empresa de Rondônia é responsável pela coleta de lixo em 10 bairros (Foto: divulgação)

A empresa AmazonFort, ujma das contratadas pela Prefeitura de Florianópolis para trabalhar na coleta de lixo na cidade, informou nesta semana que, após um início conturbado, o serviço passou para a fase de estabilização da sua operação. A empresa, que teve um contrato emergencial fechado com o Município no período em que os servidores da a autarquia Comcap -  Companhia de Melhoramentos da Capital -  estavam em greve, em janeiro, agora é a responsável pela coleta de resíduos domiciliares na área continental da cidade.

A área continental engloba uma área composta por 10 bairros (Balneário, Bairro de Fátima, Bom Abrigo, Canto, Capoeiras, Coloninha, Coqueiros, Estreito, Itaguaçu e Jardim Atlântico) com cerca de 100 mil habitantes. A AmazonFort é a responsável pela coleta de resíduos domiciliares, o que provoca um pouco de confusão entre os cidadãos. Isso porque a Comcap se mantém responsável pela coleta de recicláveis e limpeza pública do continente.

Para sua missão, a empresa investiu pesado em equipamentos e pessoal. A equipe de trabalho na cidade atualmente é composta por 45 colaboradores e conta com uma frota moderna de 8 caminhões para a coleta de lixo. Um dos pontos que chama a atenção no contrato entre a PMF e a AmazonFort é o valor da tonelada praticado. Para assumir a coleta de rejeitos da região, o preço da AmazonFort é de R$ 175,10 por tonelada. Enquanto isso, a Comcap custa R$ 420,80 a tonelada. O valor da empresa privada é 59% mais baixo do que aquele pago à autarquia que realiza o trabalho em Florianópolis.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

O grande objetivo da empresa, sediada em Porto Velho - Rondônia, é zelar pelo sistema de coleta da cidade, implantando seu jeito de cuidar. Para o Diretor Executivo Iuri Faria, a AmazonFort tem uma excelente oportunidade de mostrar a capacidade da empresa e a expertise acumulada em anos atuando nesse setor.

- Florianópolis é um mercado diferente do de outros estados onde atuamos, mas onde podemos levar uma nova forma de trabalhar com os resíduos domésticos e de preservação ambiental -, declarou

Para isso, a empresa vem trazendo algumas soluções, como a colocação de caçambas nas entrada dos morros, facilitando os descartes nessas áreas da cidade e contêineres de 5m3 em locais estratégicos, onde geralmente a população descarta resíduos.

Estabilização da operação no Continente

Com a prestação de serviços de coleta domiciliar sendo realizadas pela AmazonFort, houve um período de adaptação dos cidadãos ao cronograma de dias de coleta e rotas.

Confira os dias de coleta em cada bairro do Continente:

Local: Monte Cristo
Dias: Terça, quinta e sábado
Período: Vespertino

Locais: Servidões do Continente
Dias: Segunda, quarta e sexta
Período: Vespertino

Locais: Abraão, Bom Abrigo, Capoeiras, Coloninha, Coqueiros, Estreito e Itaguaçu
Dias: Segunda, quarta e sexta
Período: Noturno (22h às 6h)

Locais: Bairro de Fátima, Balneário, Canto, Capoeiras, Coloninha, Estreito e Jardim Atlântico
Dias: Domingo, terça e quinta
Período: Noturno (22h às 6h)

Locais: Coqueiros e Estreito
Dias: Domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sexta
Período: Noturno (22h às 6h)

Os demais serviços, como coleta seletiva, coleta de vidro e gestão dos ecopontos, permanecem sendo executados pela autarquia.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar