Economia e Negócios, Eventos, Florianópolis, Geral, Trabalho - 07 Ago 2018 14:07

Empresários do Norte da Ilha debateram gestão e reforma trabalhista

Encontro recebeu ciclo de palestras no Centro de Inovação – Sapiens Parque
Por: Direto da Redação TSF
 
Empresários do Norte da Ilha debateram gestão e reforma trabalhista (Foto: André Miranda / Divulgação)

A quatro meses do verão, período em que Florianópolis mais recebe visitantes, a CDL, através dos Núcleos Estratégias Empresariais e Norte da Ilha, promoveu o evento “Preparação dos Empresários para a Temporada” que reuniu cerca de 40 executivos e gestores que buscam conhecer as mudanças da reforma trabalhista, assim como aprenderam a organizar um plano de ação para gerenciar com mais eficácia os negócios.

Culturalmente, o brasileiro não tem costume de organizar um planejamento estratégico para empresa. Segundo o consultor em gestão empresarial, Eder Gonçalves, cerca de 80% dos empresários opta em administrar a empresa sem uma base sólida, o que aumenta as chances do empreendimento não sobreviver nos primeiros anos. No encontro, Gonçalves orientou os convidados dos riscos e qual a forma adequada para que a empresa cresça e se desenvolva de forma saudável no mercado.

- O ponto inicial foi demostrar como cruzamos as informações com as ferramentas de planejamento, que nos leva a duas possibilidades: o negativo – que direciona para uma ação corretiva; e o positivo – que faz pensar como podemos aperfeiçoar. Isso é planejar e avaliar os resultados das ações -, explicou o consultor.

Para colocar em prática os ensinamentos do especialista em gestão empresarial, os empresários participaram de uma oficina em que deveriam estruturar o próprio plano de ação das empresas. Nesta etapa, os participantes utilizaram as ferramentas de PDCA e 5W2H para criar um plano de ação eficiente para os negócios. As ferramentas utilizadas são pontos base para planejar, executar, verificar e agir dentro de um planejamento estratégico de forma eficaz, facilitando as tomadas de decisão e o alcance de metas.

(Foto: André Miranda / Divulgação)(Foto: André Miranda / Divulgação)

Outro tema muito discutido no encontro foi com relação a redação da reforma trabalhista. O advogado civil, Samuel Blazius, aprofundou os detalhes e, principalmente, explicou como o empresário deve agir diante as mudanças.

De acordo com o Blazius, a reforma trabalhista ajuda o empregador em diversos aspectos, principalmente com as novas modalidades de contratação de empregados, que tira da informalidade formatos já utilizados pelas empresas que não gozavam de previsão legal, como o teletrabalho e o contrato intermitente.

- Além das novas modalidades de contrato de trabalho, o empresário precisa estar atento a possibilidade de realizar a quitação anual dos encargos trabalhistas pagos, buscando os sindicatos para garantir a lisura da sua atividade, e evitando futuras demandas trabalhistas que desejam discutir sobre valores já pagos -, orientou o advogado.

Para Blazius, os empreendedores devem adotar medidas preventivas com a formalização de contratos de trabalho e regimentos internos específicos para as empresas, assim como explicar os direitos e os deveres dos colaboradores e da empresa.

- Com a transparência das relações, fica mais fácil comprovar a legalidades dos atos realizados -, afirmou o especialista.

Segundo a coordenadora de eventos do Núcleo Norte da Ilha, Gabriela Battisti de Souza, o evento foi um sucesso e gerou entusiasmo nos lojistas da região. Os participantes trabalharam em conjunto e ajudaram um aos outros.

- Todos deveriam se preparar para alta temporada, pois é nesse período que algumas áreas sazonais precisam aumentar a rentabilidade para se manter durante as estações de pouco movimento. Estar preparado é planejar para atender as demandas com mão de obra qualificada, infraestrutura e, principalmente, administrar a logística da empresa durante o fluxo de cliente -, disse a empreendedora.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar