Economia e Negócios, Eventos, Florianópolis, Trabalho - 06 Nov 2017 12:58

Encontro da Abrasel em Floripa mostra inovações na cadeia da alimentação

Evento reúne bares e restaurantes e todas as suas vertentes, com ênfase à inovação do setor
Por: Direto da Redação TSF
 

Entre terça (7) e quinta (9) a capital catarinense será o polo nacional do setor de bares e restaurantes, durante o 30° Encontro Nacional Abrasel. O evento será realizado na Associação Catarinense de Medicina (ACM) e terá como tema “O Futuro da Gastronomia Brasileira Começa Aqui – Tecnologia, Produtividade e Inovação”. A meta é unir empresários, profissionais e fornecedores do segmento de todo o país para que troquem experiências, ampliem seus canais de relacionamento e procurem inovações aos seus estabelecimentos.

Para Raphael Dabdab, presidente da entidade em Santa Catarina, Florianópolis é o local ideal para este tipo de reunião, já que hoje a Ilha de Santa Catarina é conhecida como um dos polos tecnológicos mais festejados do país.

- Estamos unindo os dois setores – bares e restaurantes e tecnologia – na procura por soluções que otimizem nosso trabalho, reduzam custos e tragam mais satisfação aos clientes -, afirma, reforçando que a capital catarinense hoje figura como uma das Cidades Criativas da Unesco no quesito Gastronomia, ao lado de importantes polos mundiais do segmento.

O Encontro Nacional Abrasel chega ao sul do país em um momento onde o impacto da tecnologia e os novos aspectos da reforma trabalhista – regulamentação da gorjeta, trabalho intermitente e democratização dos meios de pagamento – estão na ordem do dia.

- Aos poucos estamos saindo de uma forte crise e a Abrasel fomentou seus associados na procura de novos investimentos e inovações nos últimos três anos. É hora de colocar tudo na balança e avaliar para onde vai o setor -, afirma Dabdab.

Ele ressalta que a área de bares e restaurantes representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

- Somos uma força considerável da economia -, salienta.

Além de uma cerimônia de abertura na com a presença de autoridades, presidentes de todas as seccionais do Brasil, membros do Conselho Nacional da Abrasel, representantes do trade turístico, imprensa e convidados, o encontro trará também palestras com renomados profissionais do setor, cozinha-show – onde chefs famosos demonstrarão suas técnicas aos presentes. Quem for ao evento poderá desfrutar de diversas opções de programações turísticas em diversas regiões do litoral catarinense, como em Balneário Camboriú, Beto Carrero World ou um roteiro gastronômico tradicional em Florianópolis a preços especiais.

Além da troca de experiências única que o Encontro Abrasel proporcionará àqueles que comparecerem ao evento, o local terá uma oportunidade de todos conferirem de perto o que há de mais moderno na indústria que atende ao setor. Inovações tecnológicas, conhecimento e ações junto ao poder público estarão lado a lado no Lounge de Negócios anexo ao Encontro. Serão 27 expositores que terão toda a disposição em atender – desde a Santa Catarina Turismo (Santur) e Sebrae até empresas de renome, como Eisenbahn, Peixe Urbano, Copal Alimentos, Ultragaz, entre outros.

- Nosso objetivo é congregar todo a cadeia do segmento num só lugar, oferecendo soluções que contribuam para o desenvolvimento de nosso setor -, afirma Raphael Dabdab, presidente da Abrasel.

Abaixo, alguns dos palestrantes já confirmados:
Sergio Molinari – um dos maiores especialistas e consultores no mercado de alimentação no Brasil, com histórico profissional e empresarial de mais de 25 anos. Com passagem por diversas empresas nacionais e internacionais, ele vai falar – e mostrar com números - sobre como o a alimentação fora do lar é um grande alvo de atenção do mercado, apesar da crise que assola o setor desde 2015.

Alex Tabor – formado em Ciências da Computação pela University of Southern California (USC), é co-fundador e CEO do Peixe Urbano, a maior plataforma de ofertas locais do Brasil. Antes trabalhou como software architect para a Power.com, uma integradora de redes sociais, e fundou uma startup de desenvolvimento de software para clientes internacionais.

Chef Jaime Barcelos - suas atividades na gastronomia começaram por um caminho nada convencional. Entre 1996 e1997 transformou sua oficina mecânica em uma lanchonete que vendia caldo de cana, água de côco, sorvete e cachorro quente. Após 20 anos, Jaime Barcelos e o Restaurante
Ostradamus acumulam vários prêmios como Melhor Restaurante do Ano da Região Sul e o Grande Prêmio de Excelência Melhores Cartas de Vinho da Revista Prazeres da Mesa.

Chef Kalymaracaya Mendes Nogueira - natural da tribo indígena Terena de Mato Grosso do Sul, é formada em Turismo e Gastronomia e pós-graduanda em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira. Ela divulga a gastronomia ancestral brasileira, trabalha com ingredientes cultivados em sua aldeia e preserva na receita sua essência.

Chef Kalymaracaya Mendes Nogueira (Foto: Dom Sergio Araujo / Divulgação)Chef Kalymaracaya Mendes Nogueira (Foto: Dom Sergio Araujo / Divulgação)

Chef Leno Durrewald - sua relação profissional com a gastronomia começou há pouco mais de 18 anos, quando trabalhava no ramo imobiliário e teve de assumir o restaurante que havia montado para a esposa. Há 14 anos é responsável pelo setor gastronômico Associação Catarinense de Medicina e, em paralelo, dedicou-se a outro grande sonho: ter uma cozinha de alta Gastronomia. Hoje este desejo já é realidade e a Styllu’s Personnalité é uma cozinha móvel, com projeto assinado e patenteado.

Chef Luiza Hoffmann - formou-se em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) e pelo Instituto Paul Bocuse (França). Tem ainda em seu currículo passagens por restaurantes de renome internacional como Martin Berassategui, na Espanha, com três estrelas no Guia Michelin, além de participar de encontros gastronômicos, como o famoso Jantar do Século, onde conheceu e trabalhou com o grande chef Alex Atala.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar