Economia e Negócios, Esportes, Florianópolis, Tecnologia - 30 Abr 2019 16:04

Equipamento que ajudou Guga Kuerten após lesão vira mania nas academias

Levantamento da Mormaii revela que 40% dos alunos procuram a academia por conta de dores causadas pelo excesso de exercícios
Por: Direto da Redação TSF
 
Equipamento que ajudou Guga Kuerten após lesão vira mania nas academias (Foto: divulgação)

Surfar, mesmo a quilômetros de distância de um oceano, ou deslizar de skate sem o risco de levar o tombo. Os equipamentos que simulam essas duas atividades físicas têm ajudado no tratamento de pessoas que sofreram lesões provocadas por exercícios de alto impacto. Em 2008, Gustavo Kuerten, o Guga, foi obrigado a deixar as quadras por causa de uma lesão no quadril. Após se recuperar, o ex-atleta foi impossibilitado de frequentar academias convencionais e encontrou nos equipamentos da Mormaii Fitness auxílio no tratamento e prevenção de lesões.

- O V12 é o queridinho dos alunos, principalmente de idosos e crianças que têm medo de praticar esportes radicais -, conta Alessandra Gailey, educadora física e sócia do Studio Integrado Mormaii Fitness.

O aparelho estimula a rotação do quadril, um dos regiões do corpo no qual as lesões são mais frequentes, justamente, segundo Alessandra, porque as pessoas se esquecem de fazer o fortalecimento. Um levantamento feito pela Mormaii Fitness mostrou que 40% dos alunos que chegam à rede afirmam ter muitas dores nas articulações por conta de exercícios intensos.

- O organismo tem se rebelado contra o excesso de exercícios de impacto que focam apenas o fator estético. Dores e lesões em diferentes partes do corpo são os resultados da negligência com a chamada ‘zona de transição -, comenta Alessandra, que também é uma das criadoras do método.

Toda ação envolve duas etapas: a aceleração e a desaceleração. Entre elas, existe a zona de transição do movimento, que recebe muita pressão nas articulações. A especialista alerta que a falta de atenção com esse processo é uma das razões pelas quais lesões são tão comuns.

- Quando corremos, por exemplo, precisamos acelerar o corpo forçando o pé contra o chão para ganhar velocidade, levantando a perna, movimentando os braços, e desacelerar ao colocar os pés no chão, diminuir a velocidade, etc. Mas acabamos dando mais atenção ao primeiro movimento por trazer resultado mais rapidamente, o que acarreta em uma série de lesões causadas pelo impacto -, esclarece.

A educadora ainda explica que, além do relapso com a zona de transição, outro grande mal dos dias atuais é a falta de variação do movimento. Sem o cuidado com esses dois pontos, a atividade física pode acabar se tornando prejudicial ao corpo.

- As pessoas sentem os malefícios que esportes de alto impacto, sem a devida preparação, causam no corpo. Hoje elas estão em busca de bem-estar. Meus alunos querem ter o controle sobre seu próprio organismo e eles se sentiam privados por conta de dores e traumas sofridos. Nosso objetivo é devolver esse controle a eles -, assegura Alessandra.

O mercado já disponibiliza soluções que auxiliam nesta “desaceleração”. O Studio Integrado Mormaii Fitness possui, além do V12, uma linha inteira de equipamentos desenvolvidos com o conceito.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Studio Integrado Mormaii Fitness

Em operação desde 2015, o Studio Integrado Mormaii Fitness promove um treinamento integrado, que combina técnicas de funcional, pilates, cardio e Five Konzept, método trazido com exclusividade da Alemanha e utilizado para o tratamento e prevenção de dores. No local, as aulas são direcionadas de acordo com a necessidade do aluno em turmas de até seis pessoas.

O objetivo é estimular a prática da atividade física por meio da execução correta dos movimentos, mantendo o corpo em equilíbrio e melhorando a qualidade de vida do cliente. Hoje 40 studios já foram vendidas e 18 academias já estão abertas por todo o Brasil. A expectativa é vender 100 unidades até o final de 2019.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar