Educação, Florianópolis, Geral - 29 Jul 2020 13:06

Escola municipal em Canasvieiras ensina libras nas aulas de matemática

Responsável pela iniciativa é a professora Maria Eduarda da Escola Básica Virgílio Várzea
Por: Direto da Redação TSF
 
Escola municipal em Canasvieiras ensina libras nas aulas de matemática (Foto: divulgação)

A professora de matemática da Escola Básica Municipal de Florianópolis Virgílio dos Reis Várzea, localizada em Canasvieiras, no Norte da Ilha, Maria Eduarda Hojnacki Costa, propôs aos estudantes de sétimos e nonos anos atividades para que aprendessem sinais de Libras relacionados à disciplina e um pouco sobre a história da Língua Brasileira de Sinais.

O projeto contou com a participação dos estudantes por vídeo, realizando operações e cálculos matemáticos em Libras. Maria Eduarda, mesmo trabalhando com a matemática, resolveu juntar dois assuntos diferentes nesse projeto.

- Acho muito importante as ações voltadas para a inclusão e interdisciplinaridade -, disse ela.

Quando estava na licenciatura em matemática diz que cursou disciplinas de Libras, diversidade e inclusão e por isso abriu seu olhar para a necessidade de uma educação para todos.

Maria Eduarda teve também um colega surdo e percebeu que os professores e intérpretes apresentavam dificuldades em traduzir e interpretar as aulas de matemática, por se tratar de uma disciplina com uma linguagem própria, com diversos sinais e operações.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Como professora, decidiu criar esse projeto, uma vez que viu a oportunidade de incluir outra língua oficial no dia-a-dia dos estudantes, semeando com eles uma educação cada vez mais ampla.

A professora frisa que o trabalho foi extremamente prazeroso e que se surpreendeu com a reação dos estudantes, que deixaram mensagens de carinho dizendo que adoraram o projeto e que foi um aprendizado ótimo e necessário.

- É sempre difícil aprender uma nova língua, mas eu adorei. Achei massa trazer algo diferente assim, mandou muito prof -, disse David.

Amei, quero mais aulas assim -, falou Júlia.

- Sempre bom estarmos inovando -, salientou Yasmin.

- Eu estou quase decorando todos os sinais -, disparou Maria Carolina.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar