Comunidade, Educação, Eventos, Florianópolis - 11 Out 2018 19:06

Escola na Vila União, no Norte da Ilha, celebra valorização da cultura açoriana

Encontro com famílias teve Pão-por-Deus, boi de mamão, bruxas e a manezinha Cybalena
Por: Direto da Redação TSF
 
Escola na Vila União, no Norte da Ilha, celebra valorização da cultura açoriana (Foto: Divulgação)

Recentemente, o Núcleo de Educação Infantil Municipal Vila União, no Norte da Ilha, esteve em festa. Uma verdadeira onda açoriana transformou a unidade em um lugar bem “manezinho”. As famílias da Vargem do Bom Jesus foram convidadas a conhecerem mais perto todo o encantamento e a cultura que o povo do além-mar trouxe à capital catarinense. Quem participou dessa festa encontrou na escola mais colorida e cheia de novidades.

Na árvore de entrada, as famílias puderam procurar o Pão-Por-Deus feito pelos seus filhos, visitaram também uma exposição de argila que os pequenos fizeram baseados nas obras de Franklin Cascaes e do boi de mamão. Cascaes também ganhou uma exposição com o rosto de bruxas e uma dessas personagens circulou pelo ambiente.

Peixes feitos de papel e colagem com diversos materiais estavam presos em tarrafas homenageando os pescadores da região. Um mural com dizeres “manezês” enfeitou o lugar e revelou aos não-nativos algumas palavras desse dialeto tão típico. Uma manezinha muito querida e engraçada foi convidada de honra. Cybalena fez a alegria das famílias e crianças, dialogando e divertindo os convidados.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

Uma sala multimídia foi organizada para mostrar às famílias todo preparo e cuidado que as crianças e profissionais tiveram para que esse dia fosse especial. Como peça chave da festa, intitulada “Vamos lá na Vila para ver meu boi dançar…”, a grande atração do dia ficou por conta das crianças que surpreenderam a todos e fizeram uma apresentação dessa manifestação folclórica.

Outro convidado para fazer parte dessa festança foi a Banda da Polícia Militar, que encantou a todos tocando o hino de Florianópolis, cantado por profissionais da escola, emocionando as famílias.

Para fechar a tarde, um café açoriano foi oferecido a todos.

- As famílias voltaram para suas casas com a certeza de terem conhecido um pouquinho mais dessa nossa Ilha da Magia tão única e especial, apresentada com tanto carinho pelos pequenos e profissionais da escola na Vila União -, destacou a diretora da unidade Eliane Gomes Bongiolo.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, momentos como esse é que fazem o laço ficar mais forte entre comunidade e unidade educativa.

- Parabéns a todos os envolvidos na organização da festa -, disse.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar