Educação, Florianópolis, Geral - 12 Abr 2018 08:58

Escolas em Floripa passam a utilizar a metodologia da Escola da Inteligência

Alunos terão disciplinas voltadas à educação socioemocional
Por: Direto da Redação TSF
 

Cerca de 5,7 mil alunos do 1º ao 9º ano fundamental de escolas de Florianópolis irão utilizar em sala de aula o material didático da Escola da Inteligência - considerado o maior Programa mundial de desenvolvimento das habilidades socioemocionais - em um projeto piloto durante todo o ano de 2018. A intenção da Secretaria Municipal de Educação é de, após os resultados, ampliar para toda a rede.

Serão atendidas as unidades Escolares de Ensino Fundamental: EBM Anísio Teixeira, EBM Batista Pereira, EBM Dilma Lúcia dos Santos, EBM Henrique Veras, EBM Henrique Veras, EBM João Alfredo Rohr, ED João Francisco Garcez, EBM José Amaro Cordeiro, EBM Maria Tomázia Coelho, EBM Luiz Cândido da Luz, EBM Osmar Cunha e EBM Machado de Assis.

A metodologia da Escola da Inteligência está sendo desenvolvida nas escolas públicas de Florianópolis pela Licenciada Inteligência Educacional, que atua há seis anos em mais de 10 Estados brasileiros, aplicando nesse período mais de 180 mil livros didáticos sobre a educação socioemocional em parceria com a administração pública.

O método da Escola da Inteligência está sendo aplicado em vários municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Piauí e Bahia. A Escola da Inteligência tem como objetivo desenvolver a educação socioemocional dos estudantes por meio da educação das emoções e da inteligência.

As principais vantagens da metodologia são o gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência, melhoria do rendimento escolar e do aprendizado, habilidades para construir relações saudáveis a administrar conflitos. Também estimula a postura empreendedora e criatividade, o combate e prevenção ao bullying e às drogas e o aumento da qualidade de vida dos professores, pais e alunos.

Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, do psiquiatra e autor Augusto Cury, o material didático utilizado promove a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – são beneficiados.

- O investimento no desenvolvimento de aspectos socioemocionais, como compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva – tem se mostrado um caminho eficaz para alavancar a aprendizagem -, fundamenta a Diretora da Escola da Inteligência Camila Cury.

Sobre a Escola da Inteligência
A Escola da Inteligência é a primeira empresa do Grupo Educacional Augusto Cury e foi criada em dezembro de 2010 na cidade de Colina - SP. Desde 2012, a Escola passou a funcionar em Ribeirão Preto, sob a direção de Camila Cury e Bruno Oliveira.

O Programa inovador é aplicado em 1 hora/aula por semana, dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma disciplina já existente e conta com o auxílio de materiais impressos e audiovisuais, avaliação do desenvolvimento da inteligência socioemocional e formação dos professores, para ensinar os alunos sobre o funcionamento da mente e os comportamentos humanos.

A metodologia da Escola da Inteligência é específica para cada faixa etária, e envolve as seguintes áreas do saber: Neurociência, Psicologia e Filosofia. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 270 mil alunos em instituições privadas e públicas no Brasil.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar