Cultura, Eventos, Florianópolis - 12 Mar 2018 15:34

Espaço Cultural 605 recebe bandas da Inglaterra e da Argentina na sexta (23)

Dupla inglesa Folk Punk, formada por Joe Dobraszczizki e Fabian Maddison é a atração principal
Por: Direto da Redação TSF
 
Espaço Cultural 605 recebe bandas da Inglaterra e da Argentina na sexta (23) (Foto: Divulgação)

Em Florianópolis, o Espaço Cultural 605, situado na Avenida Mauro Ramos, em frente ao Sine, abre suas portas na sexta (23) para a segunda edição do FUR (Florianópolis Underground Reunion), evento de rock que neste ano vai contar com a presença da dupla inglesa Folk Punk, formada por Joe Dobraszczizki (acordeão) e Fabian Maddison (banjo), que está em turnê pelo Brasil.

A dupla inglesa vai dividir palco com as bandas locais Insurgentes & Zoidz e o Powerduo argentino Petitr Mort, formado por Michele Mendez (vocal e guitarra) e Juan Recio (bateria).

Segundo os organizadores, o 2º FUR foi concebido para sacramentar a camaradagem entre bandas underground de Florianópolis e os duetos inglês e argentino.

- A reunião e confraternização dos músicos tem como elo de integração uma forte insatisfação com o Modus operandi da sociedade contemporânea -, explica o manifesto distribuído na divulgação do evento.

A música do duo inglês explora ritmos de várias culturas do planeta, gerando uma sonoridade espetacular e muito diferenciada, já a dupla argentina, emana um som enérgico, criativo e muito bem elaborado.

Fabian e Joe são considerados uma nova e emocionante colaboração entre dois músicos folclóricos do mundo vindos do Reino Unido. No último ano, eles tocaram no Sudeste Asiático, América do Norte e Central, Austrália e Europa. Ambos os músicos aperfeiçoaram sua arte para um público em constante mutação em festivais, bares, okupas ou cafés trazendo uma sensação de desempenho e de espetáculo em todos os lugares em que eles se apresentaram.

Tocando com acordeão, banjo, bandolim e guitarra, a dupla cria um som contundente e eclético, que impinge os espaços culturais com suas diversas influências. Misturando tradições históricas do folk europeu com a energia e a paixão do Punk, os sons pisoteantes do Bluegrass, além de sinuosas melodias do acordeão de todo o mundo. A obra do duo é uma mescla autêntica e excitante de vários estilos. Suas canções originais trazem mensagens de luta e solidariedade com os movimentos e as causas que eles apoiam internacionalmente, desde espaços autônomos até comunidades em processo de resistência.

Confira um video da dupla inglesa, feito durante apresentação em San Cristobal, no Mexico:



Petit Mort

A dupla argentina Petit Mort, radicada no Brasil, já se apresentou em Florianópolis, em outubro do ano passado, uma sexta-feira 13, na Lagoa da Conceição. Depois de ter feito 100 shows na Europa, 135 shows no Brasil e gravar discos na Alemanha, a banda é um Powerduo com vocal feminino e foi formada em Buenos Aires em 2007, sob a influência da década de 90, de bandas como Nirvana, Pearl Jam, Incubus, Melvins, Pj Harvey, Faith No More, Rage Against the Machine, Red hot Chili Peppers, entre outras. Em 2009 lançaram seu primeiro registro, o CD “Petit Mort” e em 2012 fizeram sua terceira turnê consecutiva no velho continente, com shows na Inglaterra, Holanda, Alemanha, França, Bélgica, República Checa e Suíça. Dois dos discos da PETIT MORT, “Du Bis” e “Spit In” foram produzidos, gravados e distribuídos na Alemanha, pelo produtor Olaf Zwar. Os lançamentos dos discos foram destaque em importantes jornais europeus, como o conceituado periódico alemão Sueddeutsche. O CD “Bite the hook” foi gravado em Buenos Aires (Argentina), mixado e masterizado no estúdio Benthus, em 2014. A obra foi lançada no Brasil em 2015, com destaque no Jornal Correio Braziliense e na Transamérica FM.

Banda Petit Mort (Foto: Divulgação)Banda Petit Mort (Foto: Divulgação)


Insurgentes

Em 2007 os Insurgentes se formaram em Florianópolis, onde o destino reuniu músicos de vários cantos do Brasil para viajarem nas infinitas vertentes da música pesada. Foi lançado em 2014, o EP Hezbollah, com a produção de Marcelo Boratto. Desde 2010, a banda vem produzindo festivais beneficentes, com a produtora NETUNO ROCK, para arrecadar alimentos, agasalhos e brinquedos, que são sempre destinados para as comunidades carentes. Venceram em 2015 o I Festival de Bandas Autorais de Florianópolis, que gerou como premiação, a produção do vídeo Karen (Psicometria).

Banda Insurgentes (Foto: Divulgação)Banda Insurgentes (Foto: Divulgação)

Ainda segundo os organizadores, o evento com perfil internacional possui um conceito diferenciado, abrangendo na mesma noite e no mesmo palco, doze músicos de três países (Inglaterra, Argentina e Brasil), que apresentarão diversas vertentes da música autoral independente. Um momento eclético e muito especial.

O FLORIANÓPOLIS UNDERGROUND REUNION II é uma realização da produtora cultural NETUNO ROCK, em parceria com o ESPAÇO CULTURAL 605, o coletivo MAU (Música e Arte Urbana), que contará com a cobertura do fotógrafo profissional MAURÍCIO CÁCERES, do Webzine SKULLTO e do PROGRAMA LONDON CALLING (MUTANTE RÁDIO).

O FLORIANÓPOLIS UNDERGROUND REUNION II é uma iniciativa cultural, independente e participativa, que utiliza a música autoral, como ferramenta regional de difusão artística e de intercâmbio sociocultural.



Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar