Comunidade, Educação, Palhoça - 29 Nov 2019 16:26

Concurso sobre reciclagem premia estudantes em Palhoça

A edição 2019 contou com a participação de 427 alunos das quintas séries de sete escolas da Rede Municipal de Ensino
Por: Direto da Redação TSF
 
Concurso sobre reciclagem premia estudantes em Palhoça (Foto: Adriel Douglas/PMP / divulgação)

Em Palhoça, três alunos vencedores do concurso da etapa Palhoça “Ao Redor da Ibero-América”, foram premiados na tarde de quarta-feira (27) em uma cerimônia realizada na Prefeitura. O evento de premiação reuniu, além dos estudantes e seus familiares, diretores da Proactiva Meio Ambiente Brasil / Veolia América Latina, professores e outros representantes da Secretaria de Educação.

O concurso, que já está na 14ª edição, é realizado pela empresa Veolia América Latina, em parceria com a Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contando ainda com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Envolve crianças de escolas públicas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, sempre com o objetivo de aumentar a conscientização em diferentes questões ambientais, proteção da biodiversidade, economia circular, energia renovável e reciclagem.

O tema deste ano foi “Reciclagem e a reutilização do plástico”, demonstrando a preocupação com a biodiversidade nos oceanos. Objetivo: facilitar o acesso das crianças aos temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvendo “atitudes e habilidades práticas que melhorem sua própria qualidade de vida e a dos outros”. Todo o treinamento foi focado em questões como sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Cada aluno participante foi orientado a preparar um aquário feito com resíduos de plástico, contendo exemplares da vida marinha, como peixes, polvos, águas-vivas, tubarões, algas. O trabalho deve ser fotografado e o arquivo digital encaminhado para os organizadores do concurso, juntamente com o desenho do aquário feito pelo aluno com o auxílio do professor.

A etapa municipal envolveu 427 alunos das quintas séries, na faixa etária de 10 e 11 anos, de sete escolas da Rede Municipal de Ensino. Segundo os organizadores do concurso, Palhoça venceu as duas primeiras edições, em 2005 e 2006, a nível nacional, o que permitiu viagens dos estudantes para Chile e França, com direito a acompanhantes. Este ano, a etapa nacional foi vencida por um estudante de Salesópolis – SP é o vencedor brasileiro e foi representar o nosso país em Bogotá, na Colômbia.

Premiação
Em Palhoça, os vencedores da fase municipal do concurso foram: Gabriel Andreolli Mendes, do colégio Caic no bairro Passa Vinte, em primeiro lugar. Ele foi premiado com um tablet. Em segundo lugar, foi classificada a estudante Lauany Cristina da Rosa, da Escola Básica Adriana Weingartner no bairro Caminho Novo, que ganhou uma câmera GoPro. O terceiro colocado foi João Victor Inácio da Silva, que frequenta a Escola Básica Evanda Sueli, bairro Rio Grande, contemplada com um conjunto de lápis especiais para desenho.

A secretária de Educação, Shirley Nobre Scharf, lembrou que a questão ambiental é uma preocupação constante na área educacional do município.

- A participação ativa e o aprendizado dos alunos é crucial para a preservação -, ressaltou.

Segundo o prefeito Camilo Martins, o envolvimento intelectual de estudantes com temas ecológicos é muito importante para a preservação do meio ambiente, principalmente porque Palhoça abriga uma das maiores reservas de mangues da América do Sul, além de ser fonte de captação de água para abastecer cidades da Grande Florianópolis.

(Foto: Adriel Douglas/PMP / divulgação)(Foto: Adriel Douglas/PMP / divulgação)

- O aprendizado dos alunos é crucial para a preservação, inclusive porque eles repassam conhecimentos aos familiares e outros membros das comunidades onde vivem -, ressaltou.

Representando a Proactiva Meio Ambiente, a gerente administrativa /SC, Renata Stoeterau, enfatizou a importância do concurso “Ao Redor da Ibero-América”, porque desperta o interesse das crianças com a temática da preservação. A Proactiva é responsável pela coleta, transporte e tratamento dos resíduos sólidos da cidade de Palhoça.

(Foto: Adriel Douglas/PMP / divulgação)(Foto: Adriel Douglas/PMP / divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar