Educação, Eventos, Grande Floripa, Palhoça, São José, Tecnologia - 25 Out 2019 16:00

Alunos de Palhoça, São José e Tijucas participam de evento tecnológico

Alunos do sistema Sesi Senai irão competir em desafios envolvendo robôs
Por: Direto da Redação TSF
 
Alunos de Palhoça, São José e Tijucas participam de evento tecnológico (Foto: Rodrigo Parucker / divulgação)

Estudantes do Sesi Senai de Palhoça, São José e Tijucas, da Grande Florianópolis, participam desde quinta (24) até sábado (26) do Universo #VemFazer SESI SENAI, evento de educação tecnológica promovido pela FIESC em Jaraguá do Sul. O evento conta com mais de 20 atrações na programação que é gratuita. Os representantes da Grande Floripa disputam os torneios F1 in Schools, FTC (FIRST Tech Challenge) e Robótica Challenge.

As competições estimulam os alunos a trabalhar em equipe para solucionar problemas e empreender, fazendo com que eles aprendam de forma prática os conteúdos de sala de aula. A equipe da Escola de Ensino Médio SESI SENAI de São José vai disputar a F1 in Schools, que reproduz os desafios da corrida de Fórmula 1. Os estudantes simulam uma escuderia e precisam se envolver em diversas etapas do trabalho, o que inclui desde criar estratégias de marketing para conseguir patrocinadores até projetar o design do minicarro para a corrida.

Já na FTC, os estudantes da da Escola de Ensino Médio SESI SENAI de Tijucas são desafiados a projetar, programar e construir robôs capazes de realizar tarefas. Na Robótica Challenge os competidores do Espaço de Educação Maker de Palhoça precisam construir e programar um robô autônomo com peças LEGO para resolver os desafios propostos pelos jurados. Essas competições são seletivas para os torneios nacionais que acontecem ao longo de 2020.

Sobre o Universo #VemFazer SESI SENAI
O Universo reúne quatro grandes eventos: o Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI, as seletivas para a WorldSkills, o Inova SENAI e o Mundo SENAI.

- A indústria 4.0 é uma realidade e, para evoluir com ela, precisamos estar preparados para enfrentar os desafios, incentivando talentos e desenvolvendo competências requeridas nesta nova economia -, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembrando que a iniciativa também inspira crianças e jovens a seguir carreiras mais tecnológicas, tendência da nova indústria.

Além das atrações tecnológicas, uma programação paralela ao evento e voltada às empresas abordará temas como saúde, programas de investimentos em inovação, tração, mobilidade elétrica e energia renovável. O Espaço WEG exibe projetos e equipamentos sobre mobilidade elétrica e energia renovável. Empresas da região, que representam sindicatos industriais filiados à FIESC, expõem na Mostra Indústria produtos e serviços. Há programação dedicada a educadores e oficinas que envolvem pais e filhos. Confira a programação.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar