Biguaçu, Educação, Geral, Grande Floripa - 01 Abr 2018 02:21

Estudantes e professores montam radio comunitária em escola de Biguaçu

Vereador Douglas Borba esteve visitando o local
Por: Direto da Redação TSF
 
Estudantes e professores montam radio comunitária em escola de Biguaçu (Foto: Divulgação)

Estudantes e professores de uma escola pública de Biguaçu desenvolvem um projeto chamado Radio Escola Fala Maria, onde colocam no ar uma emissora comunitária.  A oficina foi idealizada na escola Escola Estadual Profª Maria da Glória Virísismo de Faria, por iniciativa dos professores Marcelo Mendes e Luiz Carlos, que a princípio ofereceram equipamentos próprios para que a rádio pudesse operar em uma sala cedida pela escola.

Na semana passada, o projeto recebeu a visita do vereador Douglas Borba visitou a escola, onde conheceu o professor Luiz Carlos Silva e as alunas Thalia Goulart, Érica Lima e Vitória Antunes Tavares. Elas atuam como sonoplasta e locutoras da Fala Maria, e destacaram a trajetória e os resultados que vem sendo obtidos após a implantação do projeto.

Em 2014, por meio da dedicação e esforço dos alunos foi possível adquirir junto a convênios com o Governo Federal novos equipamentos. No mesmo período a programação passou por reestruturação e a rádio aderiu a outras ferramentas, com a criação do site e implantação dá web rádio (www.refalamaria.com).

Atualmente a rádio atua dentro da escola através de caixas de som instaladas no pátio, e na web, onde funciona em tempo integral. Durante a programação os alunos realizam quatro entradas ao vivo, onde atualizam notícias cotidianas e fazem informes gerais sobre a rotina escolar.

Através do projeto, os alunos desenvolvem habilidades relacionadas à comunicação baseadas em recursos multimidiáticos como site, jornal impresso, fotografia, áudio e audiovisual. A oficina conta hoje com 29 participantes distribuídos nos turnos escolares e os mesmos exercem funções como locutor, sonoplasta, repórter, editor de vídeo, redator, webdesigner, fotógrado, administrador e tesoureiro.

De acordo com Luiz Carlos, professor e coordenador do projeto, alguns dos alunos que já tiveram contato com a oficina hoje estão inseridos em cursos superiores direcionados à área da comunicação. A locutora e administradora da rádio, Érica, é mais um exemplo do estimulo provocado por essa interação. A estudante, que cursa o terceiro ano do ensino médio, relatou em conversa que pretende cursar marketing, buscando manter os aprendizados adquiridos nos dois anos em que participou do projeto.

De acordo com o vereador, a Fala Maria pode servir de projeto piloto para ser implantado em toda a rede municipal.

- O objetivo final da visita foi não só conhecer a estrutura e organização da rádio, a qual me impressionou muito, mas buscar referências e formas de trazer um projeto similar para a rede pública municipal - apontou o vereador.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar