Agricultura, Economia e Negócios, Eventos, Florianópolis - 01 Abr 2017 07:29

Evento em Floripa reuniu cervejeiros para debater tributação e formalização

Encontro ocorreu na manhã de sexta (31), na sede do CRC/SC
Por: Direto da Redação TSF
 
Evento em Floripa reuniu cervejeiros para debater tributação e formalização (Foto: CRC/SC Divulgação)

Um workshop para cervejarias artesanais promovido na manhã de sexta (31) na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina serviu para se debater como estar preparado e formalizado num mercado que cresce a cada ano. O encontro foi realizado junto com a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) e da Associação de Microcervejarias da Região Metropolitana de Florianópolis (União Cervejeira).

Cerca de 200 participantes, entre proprietários, dirigentes e profissionais de Contabilidade das microcervejarias catarinenses, ouviram três palestras que detalharam desde a tributação e formação de preço, passando por informações sobre internacionalização e depois linhas de crédito disponíveis. O evento foi transmitido pela internet, no site e facebook do CRCSC.

Na abertura, o presidente do CRCSC, Marcello Seemann, deu as boas vindas e lembrou que a Contabilidade bem feita é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. O presidente da Fampesc, Alcides Andrade, enfatizou que o mercado exige profissionalização e disse que o incentivo a este mercado tem sido constante em Santa Catarina, incluindo consultorias e criação de rotas turísticas em algumas regiões.

O presidente da União Cervejeira, Renildo Nunes, destacou que a organização do evento veio culminar várias reuniões que o grupo tem realizado para difundir as possibilidades de formalização e crescimento deste mercado no Estado.

O primeiro painel foi sobre Tributação nas Cervejarias Artesanais e Formação de Preço, com a apresentação do contador Itelvino Schinaider, consultor tributário em Tributos Diretos, Planejamento Tributário e Reorganização Societária. Atualmente presidente do Sindicato dos Contabilistas de Blumenau (Sindicont), Itelvino detalhou a legislação para a área e simulou a formação de preços. Junto com ele esteve Mauricio Natal Spilere, advogado tributarista e representante jurídico da Fampesc, que esclareceu as dúvidas dos presentes.

A segunda palestra foi sobre Internacionalização das empresas e Promoção da Exportação, com professor e especialista na área Douglas Cândido, que é executivo de uma empresa norte-americana e representante do Sebrae.

- Os mercados internacionais exigem modelo de negócios e propostas comerciais consolidadas, por isso é tão importante conhecer seu negócio e o cliente, mesmo que possuam empresas de representação -, disse ele. Douglas mostrou números de alguns mercados externos de cerveja, sendo que os Estados Unidos é hoje o maior importador e na sequência vem alguns países da Europa, como Itália e Reino Unido.

A última palestra foi sobre Linhas de Crédito para a Micro e Pequena Indústria com o Diretor Superintendente do Banco do Empreendedor, de Florianópolis, e Diretor Superintendente do Instituto Casa do Empreendedor de Joinville, Luis Carlos Floriani. Com uma longa trajetória no associativismo e área de crédito, Floriani destacou as possibilidades de financiamentos para os negócios de pequeno porte. Ele deu orientações sobre o setor e as modalidades de crédito com juros mais baixos. O analista de projetos no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Richard Cunha Schmidt, complementou o painel mostrando outras oportunidades para o crescimento das cervejarias.

O Workshop teve apoio da Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis (Ampe Metropolitana), Rota Turística Caminho Cervejeiro e Sebrae/SC.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar