Florianópolis, Geral, Manezinhos pelo Mundo, Religião - 13 Jan 2021 14:52

Ex-Arcebispo de Florianópolis, Dom Eusébio morre de Covid em São Paulo

Religioso católico tinha 88 anos de idade
Por: Direto da Redação TSF
 
Ex-Arcebispo de Florianópolis, Dom Eusébio morre de Covid em São Paulo (Foto: divulgação)

Faleceu na manhã desta quarta (13), no interior de São Paulo, o ex-Arcebispo católico de Florianópolis, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, de 88 anos. Ele havia testado positivo para a Covid na terça (12), quando foi internado, com quadro de pneumonia.. Eusébio residia em São José dos Campos/SP, e atuou na capital catarinense entre 1991 e 2001. Depois disso, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde atuou até 2009, quando teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI. Ele foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II, em 2003.

Catarinense de Luzerna, Eusébio cresceu no Rio Grande do Sul, mas realizou seus estudos primários e secundários no Seminário dos Padres do Coração de Jesus em Corupá/SC. Em 1954, iniciou os estudos de Filosofia, em Brusque. Continuou os estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, no período de 1955 a 1957. Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e na Propaganda Fide, no período de 1957 a 1964. Especializou-se em Cristologia e seu doutorado em Cristologia versou sobre a interioridade de Cristo.

Sua ordenação presbiteral foi em Roma, no dia 3 de julho de 1960, pelas mãos de Dom Inácio João Dal Monte, OFM, bispo de Guaxupé. No dia 23 de janeiro de 1991, foi nomeado Arcebispo de Florianópolis. Tomou posse da Arquidiocese no dia 16 de março do mesmo ano. Nesta arquidiocese criou o Seminário de Teologia Convívio de Emaús e o Seminário de Filosofia Edith Stein; inaugurou o Instituto Social João Paulo II; instituiu a Escola de Ministérios.

Eusébio permaneceu na Arquidiocese de Florianópolis por dez anos, até sua nomeação como arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro dia 25 de julho de 2001. Tomou posse em 22 de setembro do mesmo ano. Presidiu a criação das dioceses de Criciúma e Blumenau. Recebeu o encargo de Ordinário dos fiéis de rito oriental sem ordinário próprio no Brasil no dia 3 de outubro de 2001.

A ex-prefeita de Florianópolis Angela Amin se manifestou nas redes sociais, lamentando a morte do ex-arcebispo.

- Tive o privilégio de conviver com Dom Eusébio quando ele foi arcebispo de Florianópolis, posto que assumiu em 1991 e no qual permaneceu por dez anos. Como prefeita de Florianópolis, tive em sua pessoa um parceiro e, mais que isso, um exemplo de ser humano a ser admirado e seguido -, disse ela.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar