Cultura, Entretenimento, Eventos, Florianópolis, Social - 14 Mai 2017 12:30

Exposição Palavra em Movimento, de Arnaldo Antunes, chega a Floripa no dia 24

Museu de Arte de Santa Catarina – MASC receberá a mostra que marca 30 anos de produção visual do multiartista brasileiro
Por: Direto da Redação TSF
 
Exposição Palavra em Movimento, de Arnaldo Antunes, chega a Floripa no dia 24 (Foto: Blog dos Correios / Divulgação)

A poesia é amplificada em suas dimensões semânticas, sonoras e visuais. Sai do livro convencional e é explorada em diferentes suportes e sentidos. Esse é o significado da palavra-conceito verbivocovisual, de James Joyce, e descreve a produção do artista Arnaldo Antunes contida na exposição Palavra em Movimento, que tem a curadoria de Daniel Rangel. A mostra poderá ser vista em Florianópolis, a partir da quarta (24), no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC.

A palavra, seja falada, escrita, desenhada, fotografada, filmada, construída ou cantada, está no centro das atenções nesta mostra de Arnaldo Antunes, herdeiro da poesia concreta dos anos 1950, do rock and roll e do tropicalismo dos 1960 e 1970, da arte pop e do movimento punk dos anos 1980. 

- Trata-se de um artista do presente, que aborda temas atuais; conceitos políticos, comportamentais, ecológicos, espirituais e poéticos, para diversos públicos e em contato com diferentes mídias -, afirma Daniel Rangel. 

Palavra em Movimento reúne caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, banners, áudios e vídeos de trabalhos realizados nos últimos trinta anos. É uma síntese da trajetória do artista vanguardista no circuito das artes visuais contemporâneas.

- Um dinamismo que caracteriza justamente o movimento e o não pertencimento a um local ou a um gênero específico. Um mensageiro-viajante, cidadão do mundo, que manipula a linguagem como poucos -, conclui o curador.

Além das obras que estarão no MASC, outras serão reproduzidas em cartazes para distribuição entre visitantes, especialmente para as escolas que farão visitas guiadas. Os mediadores serão orientados pessoalmente pelo artista Arnaldo Antunes e pelo curador da mostra, Daniel Rangel.

(Foto: Studio de Ideias / Divulgação)(Foto: Studio de Ideias / Divulgação)

A exposição, que já passou pelas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, em Santa Catarina conta com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e da Involves Tecnologia e Inovação e, através do incentivo fiscal, das empresas apoiadoras Beiramar Shopping, Brognoli Imóveis, Corporate Park, Hospital dos Olhos e Clínica São Sebastião. A produção é da Studio de Ideias, produtora cultural que atua há quinze anos no mercado catarinense e tem como objetivo principal firmar Santa Catarina no circuito cultural do Sul do país.

Detalhes de Palavra em Movimento      
Palavra em movimento é um passeio por estas três dimensões — verbivocovisual — da obra artística de Arnaldo Antunes. A série Caligrafias reúne um pequeno recorte das monotipias realizadas com tinta de carimbo (entre 1998 e 2003), nas quais Arnaldo pintava seus poemas espremendo os tubos de pigmento diretamente sobre o papel de gravura. Outra série apresentada de forma parcial é Oráculo, realizada em 1981, sua produção mais antiga incluída nesta mostra. O conjunto traz colagens com rasgos manuais sobre pequenos papéis cartonados com sobreposições de imagens, letras, fontes e palavras recortadas de revistas, jornais e outros impressos da época. A utilização destas mesclas e misturas de camadas segue presente em todas as linguagens artísticas em que Arnaldo trabalha e se expressa.

Os objetos e as instalações poéticas, juntamente com os adesivos, banners e letreiros, buscam no universo do readymade novas formas de retirar a poesia do papel. Poemas podem virar esculturas, objetos comuns têm sua forma e uso subvertidos, e outras peças propõem interatividade e a participação direta do público.

O trabalho mais recente de Arnaldo, a série OInterno Exterior (2014), também busca no cotidiano sua inspiração. Monitores de porta-retratos digitais se tornam suporte para poemas estruturados a partir de leituras simultâneas de textos urbanos capturados em fotos de suas viagens, animadas em stop motion.

Estão sendo também apresentados alguns objetos de luz, uma fotografia ampliada e colada em um espelho, o vídeo-poesia Nome, além de gravações sonoras com leituras poéticas de Arnaldo que, de certo modo, aproximam a exposição do fã mais recorrente do músico e cantor pop.

- Ao reunir esses diferentes espaços e tempos num mesmo momento e local; vários ‘mundos tridimensionais’ em um único ponto ou linha do ‘agora-aqui’, a mostra pretende atingir uma quarta dimensão da obra de Arnaldo. Está relacionada a uma percepção da passagem e dilatação do tempo presente no rastro do gesto na grafia, no som que paira no ar, na imagem que o olho capta enquanto lê e nos múltiplos sentidos que compõem a coerência do seu percurso -, afirma o curador Daniel Rangel.

No dia 24, abrem também no MASC outras duas exposições. Uma de fotografias e vídeos do acervo do Museu – entre os artistas estão Rochelle Costi, Tony Camargo, Pedro Mottam e Odires Mlászho– e outra é Máquina Orquestra, de Roberto Freitas e O Grivo, que marca a primeira edição do Projeto Claraboia.

(Foto: Studio de Ideias / Divulgação)(Foto: Studio de Ideias / Divulgação)


SERVIÇO

O quê: Exposição Palavra em Movimento
Quando: 24 de maio, às 19h (vernissage); até 3 de julho, de terça a domingo, das 10h às 20h (visitação)
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina – MASC
Quanto: GRATUITO


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar