Geral, Meio Ambiente, Palhoça - 08 Ago 2019 22:54

Falta de chuva: estiagem deixa Palhoça em situação de emergência

Decreto é direcionado aos órgãos da administração pública e, para a população
Por: Direto da Redação TSF
 

A Prefeitura de Palhoça decretou nesta quinta (8) situação de Emergência na cidade, devido à estiagem e falta de chuvas que se prolonga por um longo período, provocando a redução dos níveis de reservatórios da Casan. O decreto vale para os órgãos da administração pública municipal e, por ora, visa a conscientização da população sobre o uso racional da água.

Na edição do Decreto no. 2.493, assinado no final da tarde, o prefeito Camilo Martins levou em consideração os relatórios elaborados pela Secretaria Executiva de Saneamento (Samae), que compra a água tratada da Casan e faz a distribuição no município, bem como informações prestadas pela estatal, responsável pela coleta e tratamento de água que abastece Palhoça e cidades vizinhos.

Tanto a Samae quanto a Casan indicam que “a estiagem vem gerando baixa pressão e diminuição dos níveis de água nos locais de sua captação”, confirma o decreto. Essa situação “vem gerando intermitências na rede de algumas áreas do município, fato que não pode ser atribuído à Samae de Palhoça”.

Segundo o prefeito um dos objetivos do decreto é conscientizar a população quanto ao consumo de água potável, que precisa ser “racional e controlado”. Os alvos do decreto são os órgãos públicos do município, administração direta e indireta, aos quais fica vedado “o uso de água tratada canalizada e fornecida pela Samae de Palhoça, para efetuar a limpeza de calçadas, passeios públicos, pátios de imóveis públicos municipais, inclusive para lavar veículos da frota oficial, enquanto perdurar a estiagem”.

O descumprimento do decreto ensejará ao infrator “as sanções cabíveis no âmbito administrativo do município, devendo recair sobre o gestor diretamente responsável pelo bem ou local”.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar