Geral, Religião, São José - 20 Mar 2018 18:56

Fé e emoção marcam entrega de busto do Padre Justino à Igreja de Barreiros

Obra reconhece o trabalho social desenvolvido durante 25 anos em São José
Por: Direto da Redação TSF
 
Fé e emoção marcam entrega de busto do Padre Justino à Igreja de Barreiros (Foto:Divulgação)

A trajetória de Jacobus “Justino” Corstjens, o padre que revolucionou Barreiros, foi celebrada no domingo (18), com a entrega de um busto em frente à Igreja Matriz do bairro. A homenagem partiu do presidente da Câmara Municipal de São José, vereador Orvino Coelho de Ávila, que encomendou a obra ao artista plástico Plínio Verani, e do Vice-Prefeito, Neri Amaral.

- Graças a dedicação do Padre Justino ao trabalho social e ao desenvolvimento da comunidade, Barreiros e São José prosperaram. Hoje, estamos fazendo nossa parte com essa homenagem que é nossa, pessoal. Me sinto grato a dona Laura, que foi quem nos fez esse pedido. É um gesto simples, em que estamos resgatando um pouco mais dessa que é a história da nossa gente da Terra Firme -, ressaltou Orvino de Ávila.

O reconhecimento reuniu dezenas de fiéis, amigos, familiares de Dona Laura e do Padre Justino, além do Vice-prefeito Neri Amaral, dos vereadores Michel Schlemper e Sanderson de Jesus, bem como do Pároco Alceoni Berkenbrock, ministros e lideranças da igreja. A solenidade contou ainda com a presença de Dona Laura, fiel escudeira do padre durante mais de duas décadas.

- O Padre Justino merecia isto há muito tempo. Me senti feliz e tão emocionada com a lembrança que mal consegui dormir, pois revivi todos aqueles anos -,frisou Maria Laura de Souza, a Dona Laura.

Missionário preocupado com as ações sociais e o bem-estar do povo, arregaçou as mangas e foi à luta por uma vida mais digna para a comunidade. Ao longo dos 25 anos em que permaneceu em São José , “Justino” foi o responsável pela construção da igreja nos anos 60, buscando várias vezes recursos em viagens à Holanda. Traços da obra são do famoso arquiteto Oscar Neimeyer, amigo pessoal do Padre. Além disso, outras benfeitorias como o salão paroquial, posto de saúde, creches, escolas e casas tiveram sua participação direta. Quem acompanhou parte desta trajetória foi o atual vice-prefeito, Neri Amaral, que há muitos anos frequenta a Paróquia dos Sagrados Corações.

- Conheço a história dessa igreja, pois aqui fui coroinha, e do Padre Justino que foi um desbravador de Barreiros. Para ter noção de seu caráter vanguardista, ele trouxe o primeiro telefone à região -, destacou Neri Amaral.

Falecido em 1995, na Holanda, Padre Justino teve os restos mortais trazidos para São José, em 2008, também por meio do vereador Orvino Coelho de Ávila e de Dona Laura. A urna póstuma está na Igreja Matriz de Barreiros ao lado recém-inaugurado busto.

(Foto:Divulgação)(Foto:Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar