Agricultura, Economia e Negócios, Eventos, Florianópolis, Trabalho - 13 Jun 2018 20:33

Feira no Centro reúne produtores catarinenses de mel até sábado (16)

O quilo do mel está sendo vendido a R$ 25.
Por: Direto da Redação TSF
 
Feira no Centro reúne produtores catarinenses de mel até sábado (16) (Foto: Saul Oliveira / Secom / Divulgação)

O mel produzido em Santa Catarina, que ganhou notoriedade nacional e internacional ao ser eleito em 2017 pela quinta vez o melhor do mundo, durante o 45º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), ganhou uma feira em Florianópolis, que reúne diversos produtores de todo o Estado. Até este sábado (16), ao meio-dia, quem passar pelo Centro da Capital, na região do Terminal de Integração do Centro (Ticen), poderá adquirir mel catarinense ou seus derivados.

O quilo do mel está sendo vendido a R$ 25, podendo variar conforme a raridade ou método de extração. A feira também oferece produtos como biscoitos, cosméticos e aromatizadores.

Conforme o vice-presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Ivanir Cella, um dos propósitos da feira é aproximar o produtor do consumidor final.

- Por isso o movimento Compre de Santa Catarina veio em boa hora. Queremos mostrar aos próprios catarinenses que temos um produto de excelência e garantia de qualidade -, afirmou, ao mencionar a campanha lançada na última sexta (8), pelo Governo do Estado.

Uma das produtoras presentes na feira é Elma Petry Rohling, de São Bonifácio, que trabalha nesse ramo há 19 anos. Ela conta que um dos itens mais raros que podem ser encontrados neste ano é o mel de bracatinga. Esse produto é encontrado em locais com mais altitude. É um mel que vem da seiva da árvore bracatinga e passa por um processo de digestão de um parasita, a cochonilha. A partir do resíduo deste animal, a abelha forma o mel. Só é extraído a cada dois anos, entre os meses de fevereiro e maio. Apresenta coloração mais escura, não cristaliza e é mais rico em minerais.

Conforme a Faasc, a safra média de mel em Santa Catarina é de 6,5 mil toneladas por ano. O Estado possui em torno de 9 mil apicultores, com 315 mil colmeias. Os catarinenses tornaram-se referência não só na produção do mel, como também na tecnologia de produção de máquinas e utensílios necessários para a atividade. Destaque também para a exportação: cerca de 50% do mel produzido em Santa Catarina são vendidos para outros países. Os maiores mercados consumidores são os Estados Unidos e a Europa.

A expectativa da Faasc, que é uma das organizadoras da feira do mel junto com a Prefeitura de Florianópolis e a Epagri, é de que sejam comercializados cerca de 40 mil quilos de mel e que aproximadamente 50 mil pessoas visitem a feira.

(Foto: Saul Oliveira / Secom / Divulgação)(Foto: Saul Oliveira / Secom / Divulgação)

Serviço
Feira do Mel de Florianópolis
Quando: até sábado (16).
Local: Avenida Paulo Fontes, em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen).


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar