Comunidade, Cultura, Eventos, Religião, São José - 22 Mai 2017 15:30

Festa do Divino Espírito Santo terá três dias de celebração em São José

Tradição histórica e cultural, festividade acontece há 167 anos no município
Por: Direto da Redação TSF
 
Festa do Divino Espírito Santo terá três dias de celebração em São José (Foto: Divulgação)

A Paróquia de São José e a família imperial de Carlos Eduardo de Souza Martins e Maria Helena de Souza Martins promovem de sábado (27) a segunda (29) a 167ª edição da Festa do Divino Espírito Santo. São dias de celebrações, atividades artísticas e culturais e gastronomia no Centro Histórico do município.

Essa manifestação tipicamente açoriana foi trazida para Santa Catarina pelos imigrantes que aqui fizeram residência no século 18. Em São José, a comemoração acontece desde 1851, uma tradição reconhecida como patrimônio imaterial, registrada no livro de celebrações como bem cultural da cidade.

- É com muita honra e devoção ao Espírito Santo que organizo com a minha família, a comunidade e a Paróquia de São José as festividades deste ano. Momento de fé, promoção da paz e vivência da caridade. A Festa do Divino é base da identidade histórica e cultural de São José e precisa seguir sendo preservada e valorizada -, ressalta Caê Martins.

Como acontece tradicionalmente todo ano, após missa na Igreja Matriz será realizada no dia 26 de maio a Divina Sopa, servida pelo casal festeiro à comunidade, no entorno da praça. Nesta edição, a sopa também será oferecida a pessoas em situação de rua em algumas regiões do município. Para o festeiro e a sua família, esse gesto mostra muito do verdadeiro sentido da Festa do Divino. Semear o amor ao próximo e o espírito da partilha, fraternidade e igualdade entre todos.

Também antecedem a Festa do Divino as novenas preparatórias, nove terças-feiras até a festa, sempre às 19h30min, na Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena, na Praia Comprida. A última novena deste ciclo será nesta terça-feira (23). A novena é inspirada nos escritos da Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo e intercessora da Festa do Divino Espírito Santo em São José.

Dentro da programação estão as missas na paróquia, o encontro das bandeiras do Divino, o cortejo da Família Imperial, a coroação do Imperador e o anúncio dos festeiros de 2018.

A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296 na Cidade de Alenquer, em Portugal, pela rainha Isabel de Aragão, a rainha santa, esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal. A festa é fruto de uma promessa para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino Independente de Aragão que estavam em guerra.

As promessas da rainha e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar. Desde então, num gesto de adoração e de ação de graças ao Espírito Santo, elege-se um Imperador entre as pessoas simples do povo e organiza-se um cortejo, tendo o casal imperial um destaque especial. Ele é coroado e recebe o cetro real. Durante a festa, o Imperador passa a reinar, exercendo um serviço comunitário e de caridade.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

Programação
16 de maio - Café Colonial - Clube 1º de Junho
23 a 25 de maio – Missa e retorno das Bandeiras, às 19h30min – Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena
21 de maio - Missa na TV - 7h30min - Band SC
25 de maio – Abertura da exposição “No tempo do Divino”, da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros – 18h – Museu Histórico de São José
26 de maio – Procissão das Bandeiras – saída da Igreja Nossa Senhora de Fátima até Igreja Matriz – 19h – missa 19h30min – Igreja Matriz
26 de maio – Divina Sopa
27, 28 e 29 de maio – Festa do Divino Espírito Santo
27 de maio
18h – Abertura Especial da Festa do Divino
18h30min – Cortejo com a Família Imperial
19h – Missa Solene com Coroação do Imperador
28 de maio
9h - Cortejo com a Família Imperial
9h30min – Missa Solene
14h – Tarde de Prêmios
15h30min – Feira da Freguesia Especial – Boi de Mamão e atividades artísticas
18h30min – Cortejo com a Família Imperial
19h – Santa Missa
29 de maio
19h30min – Cortejo com a Família Imperial
20h – Missa Solene de Ação de Graças presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, e apresentação dos Festeiros 2018
22h – Sorteio e Entrega de Prêmios
23h – Cortejo da Gratidão – despedida da Família Imperial 2017

Praça de Alimentação com cardápios variados, durante todo período da festividade. Artesanato e atrações artísticas e culturais.

Serviço
O quê: 167ª Festa do Divino Espírito Santo de São José
Quando: 27, 28 e 29 de maio
Onde: Centro Histórico de São José
Entrada: Gratuita


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar