Cultura, Educação, Eventos, Florianópolis - 10 Set 2018 15:28

Festival Isnard Azevedo volta à cena em Floripa após dois anos de intervalo

Mais de 100 atividades teatrais serão realizadas em diversas regiões da cidade
Por: Direto da Redação TSF
 
Festival Isnard Azevedo volta à cena em Floripa após dois anos de intervalo Kutumpra (Foto: Josefina Chevallier / Divulgação)

Florianópolis vai se transformar num grande palco com o retorno do Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, o maior evento relacionado a teatro em Santa Catarina, que ocorre entre os dias 15 e 22 de setembro. Após um intervalo de dois anos, o Floripa Teatro volta com força total, com uma programação composta por mais de 100 atividades teatrais integralmente gratuitas.

Foram mais de 500 inscrições de diversos estados e da Argentina para participar do evento. Deste número, a curadoria selecionou 53 grupos que farão 86 apresentações em 30 espaços públicos e privados da cidade.

- O 23º Floripa Teatro será um dos melhores festivais de todos os tempos. Além da Mostra Oficial que reunirá artistas das mais variadas partes do Brasil, também teremos a 2ª Mostra Quintais Cênicos que possibilitou uma participação efetiva da produção local. Ou seja, nosso festival volta com força total em todos os cantos da cidade, mostrando que arte e cultura são fundamentais para a vida das pessoas -, destacaRoseli Pereira, superintendente da FCFFC (Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes).

Treze cidades brasileiras serão representadas pelos seus artistas e apresentarão seus trabalhos na capital catarinense. Além disso, duas montagens argentinas integram a programação da Mostra Oficial e prometem chamar atenção do público: de Buenos Aires, vem “Kutumpra”, da Cia Urraka, que abre o festival no dia 15, às 20h, no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho); e “Shakespeare inédito”, da Liga Profesional de Improvisación, que também pode ser visto no TAC no dia 16, às 19h30min.

- O Festival Isnard Azevedo está de volta e vem ocupar um espaço legítimo de celebração da arte teatral em Florianópolis. Retorna revigorado, com intensa participação de grupos locais, ampliando ações de encontro e discussões acerca da produção teatral da cidade, e redescobrindo caminhos para sua valorização e permanência -, afirma SulangerBavaresco, diretora artística do evento.

Nos dias 17, 18, 20 e 22 de setembro também serão realizadas as Ações Formativas, no auditório da Casa da Memória, no Centro da Capital. Nas datas, o público poderá participar de rodas de conversas teatrais, com temas como “Teatro para a infância – um novo olhar” e “Gestão de espaços de grupo – permanência e desafios”, que serão mediadas por profissionais convidados.  Já no dia 19 ocorre a Roda de Negócios Teatrais, das10h às 18h, com a presença dos curadores do Floripa Teatro e de outros Festivais realizados no País. Fazem parte das ações também as Rodas de Conversas Teatrais e as Oficinas de Formação Teatral.

3Rs em A Grande Missão_(Foto: Julio Cavalheiro / Divulgação)3Rs em A Grande Missão_(Foto: Julio Cavalheiro / Divulgação)

Cena aberta nas comunidades
Além das apresentações teatrais em locais fechados da Capital, mas sempre gratuitos, o festival realiza o“Cena Aberta nas Comunidades”, com encenações para o público no Largo da Catedral, Bolsão final da Av. Beira-mar continental, Praça da Costeira do Pirajubaé, Jardim Botânico, Centro de Convivência da UFSC, Praça Bento Silvério, Praça Hermínio Silva (Ribeirão da Ilha), Parque da Luz, Praça Clara Eulina Abreu Soares (Rio Vermelho) e Salão Paroquial da Igreja Sant’ana (Armação do Pântano do Sul).

Entre as companhias teatrais que se apresentam nesses espaços está a Enviezada, de Teresópolis (RJ), que tem oito anos de estrada, e apresentará o espetáculo “Caminhos”, com duas sessões na grade, nos dias 17 e 18 de setembro. “Caminhos” é uma intervenção urbana que transita pelas fronteiras entre ficção e realidade, numa incursão pelas relações entre cotidiano, homem e cidade. Trata-se de uma proposta de itinerância em que o público é retirado de sua zona de conforto e levado para além do espaço cênico convencional.

2ª Mostra Quintais Cênicos
As companhias de teatro de Florianópolis são as protagonistas da 2ª Mostra Quintais Cênicos, que integra a programação e reunirá apenas peças locais. Entre os espetáculos programadas para a semana está “Estardalhaço”, da Traço Cia. De Teatro, no dia 15, às 16h, na Associação Cultural Quilombo Estúdio, no Itacorubi. No mesmo local, mas no dia 16, às 16h, “Os 3RS em: A grande missão”, da Atrapatrupe, com a comédia de classificação livre. Outros locais também recebem a programação, são eles: Circulo Artístico Teodora e SAC, no Campeche, Casa Vermelha Centro Cultural e Casa do Teatro, no Centro, e Nau Catarineta Centro Cultural, em Santo Antônio de Lisboa.

As oficinas para crianças, jovens e adultos também fazem parte da 2ª Mostra Quintais Cênicos e ocorrem em seis locais diferentes. A Oficina de Palhaçx (assim mesmo, com x), por exemplo, é para maiores de 16 anos. A proposta é uma vivência de iniciação ao jogo do palhaço para artistas e público geral. O intuito é promover uma experiência onde o público entre em contato com o mundo do palhaço com seu jogo e estado. Ela será ministrada por Gabriela Leite, de Florianópolis, no dia 21, às 14h e às 18h. O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@atrapatrupe.com.br ou 48 9968 94030.

Já na Casa de Teatro, no Centro, Diana Adada Padilha e Giovana Rutkoski ministram a oficina Vivência Teatral para Crianças, em que pequenos de 6 a 10 anos de idade poderão explorar as possibilidades de expressão através da poesia, da música e dos jogos teatrais. A oficina ocorre no dia 19, às 14h e às 18h, com inscrições limitadas pelo e-mail giovana.atriz@gmail.com ou 48 99164 9222.

Mostra Cena Universitária e Mostra Paralela

A Mostra Cena Universitária ocorre em quatro locais de Florianópolis, entre os dias 16 e 21 de setembro, apenas com apresentações de grupos formados na UFSC e na UDESC. Serão seis espetáculos, entre eles a comédia “O auto da compadecida”, da Cia Caras de Bonecos (Udesc), com direção de Paulo Balardim, que será apresentada no dia 16, às 19h, no espaço 2 do Ceart/Udesc.

Já a Mostra Paralela, terá apresentações no Teatro da Ubro, na Conca Club e na Morada Cênica. Entre os espetáculos está o aclamado “Kassandra”, da La Vaca Companhia de Artes Cênicas, de Florianópolis, no dia 22, às 22h30, na Conca. No monólogo, com direção de Renato Turnes, a atriz Milena Moraes interpreta uma heroína grega transformada em uma transexual.

Teatro Álvaro de Carvalho, Teatro Ademir Rosa, Teatro Pedro Ivo, Teatro da Ubro, Teatro Sesc Prainha, Casa do Palhaço e E. B. Professora Herondina Medeiros Zeferino.

Cena aberta nas comunidades
Largo da Catedral, Bolsão final da av. Beira-mar continental, Praça da Costeira do Pirajubaé, Jardim Botânico, Centro de Convivência da UFSC, Praça Bento Silvério, Praça Hermínio Silva (Ribeirão da Ilha), Parque da Luz, Praça Clara Eulina Abreu Soares (Rio Vermelho) e Salão Paroquial da Igreja Sant’ana (Armação do Pântano do Sul).

2ª Mostra Quintas Cênicos
Associação Cultural Quilombo Estúdio, SAC (Sociedade Amigos do Campeche), Casa do Teatro, Círculo Artístico Teodora, Casa Vermelha Centro Cultural, Centro Cultural Nau Catarineta.

Mostra Cena Universitária

Teatro da Ubro, Teatro da UFSC, E.E.B. Simão José Hess e Espaço 2 do Ceart/Udesc.

Mostra Paralela
Teatro da Ubro, A Morada Cênica e Conca Club.
Circuito Cidades
Centro Cultural Alto Bela Vista e Parque Ambiental Encantos do Sul.
Serviço
O Quê: Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo
Quando: de 15 a 22/9
Onde: diversos locais públicos e privados de Florianópolis
Quanto: gratuito
Informações e programação completa em:www.floripateatro.com.br


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar