Florianópolis, Geral, Obras - 25 Set 2020 14:17

Fiscais coletam amostras para testar tratamento de esgoto em condomínios

Programa de fiscalização visa analisar eficiência nos sistemas de tratamento de esgoto em condomínios em Florianópolis
Por: Direto da Redação TSF
 
Fiscais coletam amostras para testar tratamento de esgoto em condomínios (Foto: divulgação)

A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina - Aresc participou essa semana de uma ação fiscalizatória que compreendeu coletas de esgoto em unidades residenciais de Florianópolis. A atividade que é uma iniciativa da Superintendência de Habitação e Saneamento por intermédio da Floram e em parceria com a Agência de Regulação, pertence a um programa piloto de fiscalização que visa analisar as condições de eficiência de operação nos sistemas de tratamento de esgoto de condomínios em regiões onde não há sistema público coletivo operado pela CASAN em Florianópolis.

A operação marca uma nova fase que visa atender a demanda crescente de fiscalização no setor de esgotamento sanitário de Florianópolis. Somando esforços com os programas “Sanear Floripa”, “Floripa Se Liga Na Rede” e “Trato Pelo Capivari”, as vistorias nos sistemas de tratamento de esgoto de condomínios visa garantir o cumprimento dos padrões de lançamento de efluentes sanitários, bem como coibir a poluição dos rios e praias da cidade.

- O Sanear Floripa vem trabalhando efetivamente nas fiscalizações em todo o município. Esta ação complementa o trabalho que já vem sendo desenvolvido -, destaca Janaina Guesser Prazeres, Diretora Municipal de Saneamento.

Inicialmente foram vistoriados cinco imóveis na região central de Florianópolis para realização de coletas e análises laboratoriais de amostras de efluente bruto e tratado. As análises de amostras são realizadas por laboratório contratado pela Aresc com acreditação no INMETRO, onde serão avaliados parâmetros físicos, químicos e microbiológicos. O objetivo é verificar o cumprimento aos padrões de lançamento determinados pela Resolução do CONAMA n.º 430/2011 e pela Lei Estadual nº 14.675/2009.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar