Florianópolis, Geral, Grande Floripa, Turismo - 25 Jun 2020 18:36

Florianópolis encerra década pela primeira vez como metrópole nacional

Com a mudança de classificação, IBGE passou a identificar 15 cidades como principais centros urbanos no Brasil
Por: Direto da Redação TSF
 
Florianópolis encerra década pela primeira vez como metrópole nacional Fim de tarde em Florianópolis na terça (23) (Foto: divulgação)

Neste último ano da década em 2020, Florianópolis foi chancelada pelo IBGE como uma das três novas cidades brasileiras reconhecidas como metrópole. De acordo com a pesquisa Regiões de Influência das Cidades de 2018, promovida pelo Instituto, os arranjos populacionais ocorridos nos últimos 11 anos apontam uma grande quantidade empresas e instituições públicas multilocalizadas – além de possuírem expressiva atratividade para bens e serviços.

O instituto lembrou que os arranjos populacionais de metrópoles são estruturas de maior porte do que as cidades. Uma metrópole, além da cidade de origem, abrange municípios no entorno, com tamanha integração entre eles que justifica tratá-los como “um único nó” da rede urbana – principalmente nos deslocamentos para estudo e trabalho.

O levantamento é decenal, e visa analisar a rede urbana brasileira, e estabelecer hierarquia de centros urbanos e as regiões de influência das cidades. Na pesquisa, são cinco classificações para as cidades brasileiras, a depender da influência que exercem nas localidades em seu entorno. A mais importante é a denominação de metrópole – uma localidade a qual todas as cidades no Brasil recebem influência direta, seja de uma ou de mais de uma simultaneamente. Além de Florianópolis, também entraram no seleto grupo de metrópoles brasileiras as cidades de Vitória (ES) e Campinas (SP).


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar