Cultura, Eventos, Florianópolis, Geral - 04 Jan 2018 19:53

Florianópolis tem 18º Encontro de Terno de Reis nesta sexta (5)

Apresentações abrem as comemorações de 270 anos da imigração açoriana
Por: Direto da Redação TSF
 
Florianópolis tem 18º Encontro de Terno de Reis nesta sexta (5) (Foto: Divulgação)

(Foto/divulgação: JB Schuch)

Nesta sexta-feira (5), às 18h, a Prefeitura de Florianópolis promove o 18º Encontro de Terno de Reis em homenagem ao Dia de Reis, celebrado mundialmente no 6 de janeiro. A data marca também a chegada dos primeiros açorianos que aportaram em Florianópolis em 1748. Desta forma, além de relembrar e festejar a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, o evento abre oficialmente a comemoração dos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina.

Desde que pisaram nestas terras, os imigrantes açorianos trouxeram muitos costumes e tradições que foram implementados e transformaram a cultura, a identidade e o jeito do povo Ilhéu. Uma delas é justamente as cantorias realizadas de porta em porta em homenagem aos três Reis Magos que logo após o nascimento de Jesus foram visitar o Menino, conforme a história bíblica.

Para que a tradição perpetue, neste ano o 18º Encontro de Terno de Reis vai reunir cinco grupos que a partir das 18h saem do Largo da Alfândega em cortejo pelas ruas Jerônimo Coelho e Felipe Schmidt, seguindo em direção à Catedral, local em que serão realizadas as apresentações às 19h.

Os grupos que animam os Ternos de Reis geralmente são compostos por três a oito cantores e instrumentistas que improvisam versos e trovas referentes ao nascimento de Jesus, em alusão aos Reis Magos Belchior, Gaspar e Baltazar que voltaram para suas comunidades para anunciar a chegada do Messias, de acordo com a tradição religiosa.

Em Florianópolis, o período de cantorias ocorre entre os dias 23 de dezembro e 20 de janeiro (Dia de São Sebastião). Alguns grupos reúnem diversas pessoas da família, ou congregações religiosas, e passam de casa em casa cantando e recolhendo donativos. Segundo a tradição, depois do Dia de Reis, as decorações natalinas já podem ser retiradas.

O encontro que será encerrado no Presépio Natural e Artesanal da Praça XV é promovido pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes.

Grupos Participantes:
- Estrela Guia - Trindade
- Seu Lili da Rabeca - Ingleses
- Os Amigos da Caieira da Barra do Sul - Caieira da Barra do Sul
- Família Fielson - Trindade
- Anunciação - Itacorubi


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar