Cultura, Economia e Negócios, Eventos, Florianópolis, Saúde - 14 Set 2021 14:23

Floripa ensaia retomada de eventos culturais com segurança e testagem

Evento-teste realizado na cidade foi o primeiro do Brasil para determinar os parâmetros de eventos na pandemia
Por: Direto da Redação TSF
 
Floripa ensaia retomada de eventos culturais com segurança e testagem (Foto: divulgação)

Depois de 1 ano e seis meses de isolamento social, uma apresentação da Camerata Florianópolis marcou os primeiros esboços do retorno das atividades culturais na Capital. Com a intenção de unir diversão e segurança, o show ao vivo foi o primeiro evento-teste com atração musical. Todos os 500 envolvidos dentre músicos, equipe e público foram testados para a Covid-19, antes e depois da festividade, com exame PCR - e seguiram durante a experiência todas as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde.

De acordo com o produtor cultural Heitor Lins, responsável pela organização do evento, a intenção foi estabelecer as diretrizes para uma retomada com segurança de shows,espetáculos culturais, festas, jogos e reuniões que envolvam grande número de pessoas. Heitor Lins entende que o primeiro passo foi dado para que as coisas comecem a voltar ao normal.

- Foram 6 meses de planejamento, com reuniões com órgãos de saúde, secretarias, vigilância sanitária, entidades. Enfim, foi um teste para nós, do segmento de eventos culturais, mas também uma pesquisa, cadastrada e que dará suporte para a retomada segura das atividades artísticas -, explica Lins. O produtor cultural acredita que serão cada vez mais comuns eventos que pedirão a comprovação de testes negativos de Covid-19, para a autorização da entrada.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Testagem ajuda
Segundo o gestor regional do Sabin Medicina Diagnóstica de Florianópolis, Marcos Albuquerque, a testagem com o exame PCR é uma medida que ajuda a prevenir, mas não permite que sejam descartados os protocolos internacionais de combate ao coronavírus.

- A vacinação somada aos protocolos de segurança (uso de máscara, higiene das mãos, distanciamento) são as práticas reconhecidas internacionalmente de combate à Covid e são fundamentais para mitigarmos a transmissão e buscarmos a redução do vírus circulante. A testagem prévia antes de eventos culturais ou de entretenimento auxilia na avaliação da redução da circulação viral, dentro desse cenário de busca pelo controle pandêmico -, indica o Bioquímico.

Em caso de ir a algum evento e apresentar sintomas da doença, Marcos recomenda procurar um serviço médico imediatamente.

- O médico é o profissional capacitado para avaliar clinicamente o paciente e identificar a necessidade ou não de evoluir em investigação clínica -, explica.

Para o produtor cultural, realizar eventos que cumpram todas as normas de segurança para evitar proliferação do novo coronavírus e solicitem o teste de PCR, é uma forma de aquecer o mercado de entretenimento, gravemente afetado pela pandemia.

- O setor cultural e de eventos é de grande importância para o Brasil, não só do ponto de vista social, mas também econômico. Na pandemia, sofremos com uma retração e acreditamos que podemos mudar o cenário com eventos seguros -, afirma.

Segundo levantamento da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o mercado de trabalho criativo no país reúne 245 mil estabelecimentos e 837,2 mil profissionais. Com a crise sanitária, o cenário visualizou retração da participação do chamado Produto Interno Bruto (PIB) Criativo no IB brasileiro, que saiu de 2,64% para 2,61%, de 2019 para 2020.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar