Cultura, Eventos, Florianópolis - 18 Jan 2020 12:58

Fotógrafo que recebeu o Prêmio Pulitzer 2019 fará palestra gratuita em Floripa

Ueslei Marcelino foi convidado pela Escola Câmera Criativa para participar de palestra e ministrar a workshop
Por: Direto da Redação TSF
 
Fotógrafo que recebeu o Prêmio Pulitzer 2019 fará palestra gratuita em Floripa (Foto: divulgação)

Para começar o ano, a Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte de Florianópolis promove uma palestra gratuita com o fotógrafo vencedor do Prêmio Pulitzer 2019, Ueslei Marcelino. O XXII Encontro com o Autor está programado para a sexta-feira (31), a partir das 19h30min.

Os interessados em participar do encontro, com lotação máxima para 60 pessoas, devem se inscrever através do email contato@cameracriativa.com.br. Dúvidas e mais informações podem ser tiradas através do email ou pelos fones (48) 99678 2525 e (48) 99101 6333.

Ueslei é filho do fotojornalista Antônio Marcelino e cresceu circulando pelo ambiente das redações. O primeiro emprego dele foi como laboratorista da sucursal da Folha de São Paulo em Brasília/DF, cidade onde nasceu e vive até hoje. Um fato curioso é que Ueslei nasceu no dia 2 de setembro de 1979, mesmo dia que é comemorado o dia do repórter fotográfico. 

Desde 2011 atua como fotojornalista da agência Reuters e ganhou o prêmio de Fotógrafo do Ano na agência em 2018. Em 2019, juntamente com outros 10 membros da Reuters ganhou o Prêmio Pulitzer, pela cobertura da caravana de migrantes da América Central que, em outubro de 2018, partiu de Honduras, atravessando a Guatemala e o México até chegar na fronteira com os Estados Unidos. Ainda em dezembro de 2019 foi incluído na lista TOP 100 da Revista Time.

Workshop de Fotojornalismo na Prática

Já no sábado (1º), o fotógrafo irá ministrar o Workshop de Fotojornalismo na Prática. O encontro será das 10h às 18h, com intervalo para almoço. Podem participar fotógrafos documentais, fotojornalistas, estudantes de fotografia e apaixonados por fotografia.

Ueslei Marcelino, premiado como Fotógrafo do Ano na agência Reuters em 2018 e um dos ganhadores do Prêmio Pulitzer 2019, vai apresentar na primeira parte do workshop sua forma de trabalhar, contando como realizou as principais pautas e coberturas. Como é o trabalho em uma grande agência de notícias como a Reuters? Como preparar seu portfólio tendo em vista esse tipo de aplicação? Como cobrir e propor pautas?

Na segunda parte, o fotógrafo fará uma imersão do que é o fotojornalismo na prática e irá analisar dois dos seus grandes trabalhos a partir de suas vivências, apresentando imagens e relatos do trabalho de campo e de como se dá a dinâmica da captura da imagem ao seu processamento.

No encontro Ueslei também irá analisar o portfólio dos participantes e orientar em possíveis desdobramentos. As inscrições limitadas em 15 vagas podem ser feitas pelo email contato@cameracriativa.com.br. O investimento para participar do workshop é de R$ 380.

Sobre a Câmera Criativa
A Escola Câmera Criativa, é hoje um ponto de encontro para fotógrafos e amantes da fotografia em uma das ruas mais emblemáticas do Centro da capital catarinense, a Rua Felipe Schmidt. A Escola é um espaço de construção da prática e do saber fotográfico, onde são realizados oficinas e cursos voltados para alunos iniciantes e avançados, aqueles que procuram se profissionalizar e também fotógrafos profissionais que buscam se aperfeiçoar. Palestras, encontros, exposições, viagens, e outros eventos voltados ao pensamento da fotografia acontecem na escola. Conheça mais acessando www.cameracriativa.com.br.

Serviço:
XXII Encontro com o Autor – participação do fotógrafo Ueslei Marcelino
Data: sexta (31), 19h30min
Local: Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte – Rua Felipe Schmidt 321, sala 703, Ed. Carlos Meyer, Centro, Florianópolis/SC
Para participar é preciso se inscrever no email contato@cameracriativa.com.br – são 60 vagas
Informações e dúvidas pelos (48) 99678 2525, (48) 99101 6333 ou no email contato@cameracriativa.com.br


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar