Educação, Esportes, Grande Floripa, Manezinhos pelo Mundo - 13 Set 2017 13:33

Garota mais rápida de SC vai à semifinal dos 75m nos Jogos da Juventude

Nicole Carvalho, de 14 anos, estudante de São Pedro de Alcântara se classificou nesta quarta (13)
Por: Direto da Redação TSF
 
Garota mais rápida de SC vai à semifinal dos 75m nos Jogos da Juventude (Foto: Divulgação)

O primeiro dia de disputa nos Jogos da Juventude, evento nacional que ocorre em Curitiba, marcou a classificação da atleta Nicole Bertipalha de Carvalho, de 14 anos, para a final dos 75 metros. Estudante de São Pedro de Alcântara, na Grande Floripa, Nicole foi a campeã catarinense nessa prova, que a consagrou há dois meses, em São Bento do Sul, como a garota mais rápida de Santa Catarina. Nesta quarta (13), ela correu a prova classificatória e conseguiu marca para disputar a final. Nicole ainda deve disputar a prova do revezamento, junto com outras três atletas do interior do Estado. Ainda nesta quarta (13), à tarde, ela participa da semifinal dos 250m, uma prova considerada bastante difícil para ela.

Na quinta (14), Nicole corre a semifinal dos 75m ainda pela manhã, e à tarde disputa a final dos 250m, caso consiga a vaga nesta quarta (13). Ainda na quinta, ela corre a semifinal do revezamento 4x75m.

Nesta quinta (14), deve chegar a Curitiba a comissão técnica que apoia Nicole na disputa. Além do técnico Fábio Araújo, de Biguaçu, que treinou a atleta nos últimos dois meses, também desembarcam como reforço a professora Simone Carvalho, que além de mãe e treinadora de Nicole, também é professora de educação física na escola da filha, a Gama Rosa, em São Pedro de Alcântara. Além dos dois, o pai e um casal de irmãos da atleta também chegam para ficar na torcida.

Na natação, dois estudantes representam a região de Floripa nos Jogos da Juventude. Tiago Konescki Serres da Cruz, do Educandário Imaculada Conceição, da Capital, e Gustavo Carvalhais Ribeiro, do Colégio Dom Jaime Câmara, de São José.

Também do Dom Jaime Câmara, a ginasta Yasmin Jorge é a única atleta da região na equipe catarinense da sua modalidade.

Os Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017 são a maior competição estudantil já realizada no Brasil. No total, 4.043 alunos-atletas de 1.401 escolas de todo o Brasil (515 escolas estaduais, 334 municipais e 552 escolas privadas representadas) confirmaram presença no evento. São 523 técnicos/professores de educação física, 166 dirigentes, 412 árbitros, 100 pessoas no Comitê Organizador, 360 voluntários e 150 no apoio; 475 cidades brasileiras com representantes no evento, o que corresponde a cerca de 10% dos municípios brasileiros. Todos os participantes estão em 22 hotéis da cidade, totalizando 29 mil diárias e cerca de 60 mil refeições.

Todos os atletas que disputam os Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017 já podem ser considerados campeões, afinal, para disputar a competição eles venceram as seletivas municipais e estaduais e conquistaram a vaga para a etapa nacional. Os 13 esportes que compõem o cronograma dos Jogos Escolares são: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

- A meta é continuar crescendo e para isso temos que disseminar o projeto através da valorização do profissional de Educação Física. Eles têm uma função primordial na inserção dos jovens no esporte e devem ter todas as condições para educar seus alunos. O esporte como ferramenta de transformação social é o principal pilar dos Jogos Escolares -, declarou Edgar Hubner, gerente geral dos Jogos.

Atividades para os atletas na noite de abertura (Foto: Wander Roberto / Exemplus / Divulgação)Atividades para os atletas na noite de abertura (Foto: Wander Roberto / Exemplus / Divulgação)

Técnicos de seleções de base, olheiros das confederações e de clubes também marcam presença no evento. Para enriquecer ainda mais a experiência dos atletas nos Jogos Escolares da Juventude 2017, estão previstas atividades sociais e de entretenimento, que serão realizadas durante todo o período do evento, nos horários de almoço e jantar. O Centro de Convivência, localizado no ginásio do Tarumã, funciona como uma verdadeira Vila Olímpica.

O Programa Educativo e Cultural oferece ações para os alunos atletas e para alunos das escolas da cidade sede. Os objetivos do programa são: promover a integração entre os atletas participantes, envolver os alunos das escolas da cidade sede no evento e promover os Valores Olímpicos: amizade, excelência e respeito. Ações de Sustentabilidade também estão presentes nos Jogos Escolares da Juventude.

A cerimônia de abertura dos Jogos foi realizada na noite de terça (12), no Ginásio do Círculo Militar, em Curitiba. Até sexta (15) serão disputadas as nove modalidades individuais. Do domingo (17), dia 17, até a quinta (21), é a vez das modalidades coletivas.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar