Florianópolis, Geral, Grande Floripa, Palhoça, São José, Saúde - 20 Mai 2020 19:30

Grande Floripa tem 10 pacientes em 24h e São João Batista confirma primeiro caso

Na região da Capital, com 22 municípios, já são 16 dias sem mortes por Covid-19
Por: Direto da Redação TSF
 
Grande Floripa tem 10 pacientes em 24h e São João Batista confirma primeiro caso Prefeito de São João Batista divulgou video para falar do primeiro caso na cidade (Foto: divulgação)

Depois de registrar 36 novos casos de Coronavírus em 24 horas entre segunda (18) e terça (19), a Grande Florianópolis apresentou apenas 10 novos pacientes positivados pela Covid-19 no último dia. Metade deles - 5 casos – foram detectados na Capital, que agora tem 524 pacientes confirmados. Em Palhoça, foram mais dois, chegando agora a 65 pessoas. A novidade foi o primeiro paciente morador de São João Batista, cidade entre as 22 da Grande Floripa que ainda não havia tido nenhum caso de coronavírus. Santo Amaro da Imperatriz, que já tinha quatro pacientes, também ganhou mais um.

Nas últimas 24 horas foram três mortes em Santa Catarina decorrentes da Covid-19, mas nenhuma delas na Grande Florianópolis, que chega a 16 dias sem óbito. Desde o começo da Pandemia,12 pessoas morreram na região, sendo seis em Florianópolis, quatro em Antônio Carlos, uma em São José e outra em Palhoça. A Prefeitura da Capital, no entanto, tem divulgado sete mortes na cidade, uma a mais que o relatório do Governo do Estado.

O primeiro morador de São João Batista que teve confirmação para o coronavírus é um homem de 54 anos que trabalha como caminhoneiro. O resultado foi confirmado na tarde desta terça (19) pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC). Após acolhimento e internação no Hospital Monsenhor José Locks, o paciente foi transferido para o Hospital Florianópolis, na Capital,que é a instituição de referência para o tratamento de coronavírus na região.

Segundo a secretaria de Saúde de São João Batista, a hipótese mais provável é que o paciente tenha contraído o vírus durante recente viagem ao estado do Pará, com passagem em São Paulo. As pessoas que tiveram contato próximo ao homem foram orientadas a se manterem em isolamento social e a procurarem atendimento médico caso sintam algum sintoma, sendo monitoradas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica.

- Mais cedo ou mais tarde teríamos um teste positivo na cidade. Não é motivo para pânico, em especial por se tratar de um caso “importado”. Por outro lado, serve de alerta para todos. O processo de interiorização da doença segue acelerado em todo o país e é essencial que cada um faça a sua parte para evitarmos a propagação da doença -, comentou o prefeito Daniel Netto Cândido.

No Estado
Em toda Santa Catarina são agora 5.499 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 3.170 já se recuperaram e 2.235 estão em acompanhamento. O número foi divulgado pelo Governo do Estado em entrevista coletiva online nesta quarta-feira(20). Desde o início da pandemia, 94 óbitos já foram causados pela doença respiratória. A taxa de letalidade atual é de 1,71%.

As mortes mais recentes são de dois homens (moradores de Concórdia, 50 anos, e de Papanduva, 75 anos) e uma mulher (residente em Joinville, 62 anos). Os três apresentavam fatores de risco.

Dos 1.210 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 702 ocupados, sendo 92 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação geral é de 58% e há 508 leitos vagos atualmente.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar