Florianópolis, Geral, Política, Social - 16 Jun 2019 07:08

Hélio Costa visita cooperativa que atende portadores de deficiências

Deputado foi conhecer de perto o trabalho realizado no Coepad
Por: Direto da Redação TSF
 
Hélio Costa visita cooperativa que atende portadores de deficiências (Foto: divulgação)

O deputado federal Hélio Costa visitou nesta semana a Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficientes (Coepad), em Florianópolis. O parlamentar pôde conhecer o trabalho que é desenvolvimento pela entidade que mantém 50 pessoas em atividade nas diversas oficinas que envolvem a produção de papel, agenda, sacolas e camisetas.

O deputado se colocou à disposição da Cooperativa Social para buscar apoio, profissionais e recursos financeiros.

- A Coepad surpreende na forma de integração social que é proporcionada às pessoas. O trabalho é uma maneira de ocupar o tempo desses cidadãos de bem -,  disse.

A Coepad é a única cooperativa de categoria social do Brasil, sem fins lucrativos, voltada para deficientes. A instituição foi fundada em 1999 para dar oportunidade de capacitação e trabalho a pessoas com deficiência intelectual, a fim de fortalecer sua autoestima, proporcionar sua inclusão na sociedade e o exercício da sua cidadania.

Instalada em um local adaptado para as possibilidades dos seus cooperados, a Coepad atende pessoas com deficiência intelectual com idade a partir de 18 anos. Os cooperados trabalham em oficinas e, junto com colaboradores, voluntários e estagiários, formam uma grande família.

Em fins de 1998, um grupo de pais e amigos reuniu-se com o intuito de buscar soluções para proporcionar ocupação aos seus filhos e amigos de pessoas com deficiência intelectual. Procuraram então a Fundação Vidal Ramos, entidade filantrópica sediada em Florianópolis, obtendo dela a cessão de cerca de 150m² de área física para instalar seu projeto.

Iniciaram as ações com a instalação de uma oficina para fabricação de papel artesanal, reciclando papel doado pela comunidade. A seguir, passaram a utilizar o papel artesanal para confecção de outros produtos como blocos, caixas, cartões e envelopes.

Em 1999, o grupo começou a evoluir para a formação de uma cooperativa. Buscou auxílio na Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) que orientou a formação da Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência, fundada no dia 11 de novemro de 1999.

Hoje, com novo espaço e identidade visual, continua seu trabalho focada no atendimento a cooperados e familiares, no aumento de sua produção e na conquista de sua sustentabilidade como organização.]

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar