Eventos, Grande Floripa, Tecnologia - 28 Jun 2013 07:14

Plataforma para monitorar promessas de políticos está no inovaDay

Evento ocorre nesta sexta-feira e apresenta soluções em tecnologia para otimizar a gestão pública
Por: Arielli Secco
 
Plataforma para monitorar promessas de políticos está no inovaDay Vinicius Pavei é o idealizados da plataforma online Brasil de Olho (Foto: Divulgação)

Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o inovaDay ocorre durante a manhã e a tarde desta sexta-feira (28) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Os participantes vão conferir palestras transmitidas por videoconferência diretamente do evento em São Paulo durante o período matutino. À tarde, tem início uma programação especial com palestrantes locais. Vinicius Pavei, idealizador da plataforma online Brasil de Olho, irá apresentar a ferramenta em uma das palestras durante a tarde.

Formado em sistemas de informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Pavei explica que a plataforma foi criada para monitorar a ação de políticos. O espaço permite que os usuários cadastrem notícias e informações sobre promessas feitas durante as eleições. Ao longo da gestão do candidato eleito, as pessoas podem acompanhar e atualizar o status de cada uma das promessas.

- O Brasil de Olho utiliza um conceito de rede, onde as pessoas geram e avaliam a informação inserida. É como no Facebook: quando alguém publica uma notícia, as pessoas curtem ou compartilham. Quanto mais interações ocorrerem, mais importante será aquela notícia.

Site do Brasil de Olho permite que usuários façam testes (Foto: Reprodução Brasil de Olho)Site do Brasil de Olho permite que usuários façam testes (Foto: Reprodução Brasil de Olho)

E foi assim que a ideia foi parar no inovaDay. A plataforma foi lançada nas redes sociais para que as pessoas pudessem opinar sobre o sistema, e os organizadores do evento tomaram conhecimento do projeto, convidando Pavei a ser um dos palestrantes da 3ª edição do evento. Pavei acredita que a tecnologia é uma grande aliada para que os eleitores possam ser mais participativos. Ela serve de instrumento para fornecer acesso de uma maneira simples, rápida e organizada a toda informação pública disponível.

- O que idealizamos é, na realidade, uma vitrine para os governantes apresentarem seu trabalho. São dados públicos organizados em ferramenta de transparência que auxilia as pessoas a exercerem sua cidadania.


Destaque
A plataforma está em fase de validação e foi uma das oito ideias selecionadas entre 64 projetos de todo o Brasil inscritos no Festival de Ideias Social Good, realizado em Florianópolis em novembro de 2012. Todos tinham como objetivo usar a tecnologia para propor soluções a problemas sociais. Ela já pode ser testada em um site. Em seguida, o hacker Pedro Markun apresenta o “Jogo da Vida do Processo Legislativo”, que acompanha a tramitação de projetos de lei e membro do Hackday - evento para pensar novas tecnologias livres e informação pública para criar apps, sites ou projetos. O evento será concluído com a participação de Pedro Assis, vereador mais jovem da Câmara Municipal, falando sobre a relação entre a política e conceitos como inovação, transparência e ações de rede.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar