Comunidade, Cultura, Eventos, Geral, Religião, São José - 15 Mar 2018 01:02

Igreja de Barreiros terá busto que homenageia seu patrono Padre Justino

Obra visa resgate cultural e religioso de quem revolucionou o bairro
Por: Direto da Redação TSF
 

No domingo (18), antes da missa das 9h30min, a Igreja Católica de Barreiros receberá um busto em homenagem ao seu grande patrono, o Padre Jacobus “Justino” Corstjens. O evento é uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal de São José, vereador Orvino Coelho de Ávila e sua família, juntamente com Dona Laura, grande parceira do padre nos 25 anos que ficou na comunidade (1961-1986). A obra foi encomendada junto ao artista plástico Plínio Verani e ficará próxima aos restos mortais de “Justino”, em frente à Paróquia dos Sagrados Corações.

Missionário preocupado com as ações sociais e o bem-estar do povo, desde 1961, quando chegou a São José, Padre Justino arregaçou as mangas e foi à luta por uma vida mais digna para a comunidade. Como diz o presidente da Câmara: “Ele revolucionou Barreiros”. Ao longo dos seus 25 anos, “Justino” foi o responsável pela construção da igreja nos anos 60, buscando várias vezes recursos em viagens à Holanda. A obra é projeto do famoso arquiteto Oscar Neimeyer, amigo pessoal do Padre. Além disso, outras benfeitorias como o salão paroquial, posto de saúde, creches, escolas e casas tiveram sua participação direta.

- Esta homenagem é um convite à reflexão sobre a fé e a caridade, valores que o padre pregou ao longo de sua vida. É mais uma de muitas que ainda faremos -, declarou o presidente da Câmara de Vereadores, Orvino Coelho de Ávila, que em 2008 trouxe os restos mortais do Padre da Holanda junto de Dona Laura. 

Durante a Sessão Ordinária realizada na quarta(14), na Câmara, Orvino reforçou o convite para a entrega do busto à comunidade. A cerimônia de entrega, que terá a presença do Pároco de Barreiros, acontece no domingo (18), na rua Pedro Bunn, 87, em Barreiros.

O autor da escultura, Plinio Verani Junior, é um artista catarinense com trabalhos espalhados por todo o País. É dele o Memorial da Colonização Açoriana, monumento mantido na praça central de São José. Em Florianópolis, ele esculpiu o monumento em homenagem à Polícia Militar, situado na Avenida Beira-Mar Norte, representando um policial militar, um bombeiro, uma policial feminina e um cavalariano. Ainda na capital, no pátio do 63º. Batalhão de Infantaria, um busto do Coronel Fernando Machado, herói da Guerra do Paraguai.

Serviço:

O quê: Inauguração do busto em homenagem ao Padre Justino
Quando: domingo (18), às 9h
Onde: Igreja Matriz de Barreiros (Paróquia dos Sagrados Corações), Rua Pedro Bunn, 87, Barreiros


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar