Cultura, Florianópolis, Geral, Obras, Religião - 05 Jun 2017 20:28

Iniciada em 2012, restauração da Igreja de São Francisco tem última etapa

Igreja fica na rua Felipe Schmidt, em pleno calçadão do centro da cidade
Por: Direto da Redação TSF
 
Iniciada em 2012, restauração da Igreja de São Francisco tem última etapa (Foto: Foto: Luiz Francisconi / SOL / Divulgação)

Nesta segunda-feira (5), foi assinado o contrato para a última etapa de restauro da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, situada no Centro de Florianópolis. O ato contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, do presidente da Ação Social e Cultural da Igreja São Francisco, Roberto Bentes de Sá, e do Frei Gunther Max Walzer, além de representantes da equipe técnica responsável pela obra.

Nesta nova etapa, serão repassados R$ 5,9 milhões, divididos em oito parcelas. Os recursos são do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural).

- É uma Igreja tem relevância histórica e cultural, além de turística -, comentou o secretário.

Os recursos serão utilizados para a restauração dos bens móveis e integrados contemplando a restauração das imagens sacras, via sacra, cinco retábulos, dois sinos e cruz metálica do frontão; criação dos espaços expográficos da igreja com execução do projeto de exposição e projeto e instalação da luminotecnia de destaque; adequações internas da igreja com instalação de portas de vidro nos vãos internos, fechamento dos vãos com as lojas com parede de gesso acartonado, instalação de relógio automatizado na torre, mecanização dos sinos, manutenção da descupinização das peças de madeira da igreja, instalação do sistema de climatização da igreja com controle de umidade; serviços complementares com limpeza diária da obra, desmobilização e limpeza final.

Imagem da reforma em 2013  (Foto: Róbinson Gambôa/Tudo Sobre Floripa)Imagem da reforma em 2013 (Foto: Róbinson Gambôa/Tudo Sobre Floripa)

A primeira fase das obras de restauração foi concluída em 2015, com a reforma do telhado e as torres do prédio, que recebeu uma cobertura dupla de alumínio, além da troca de todas as telhas.

As obras, iniciadas em 2012, não prejudicaram as atividades religiosas, que seguem sendo cumpridas sem nenhuma alteração. As missas ocorrem diariamente às 18h de segunda à sexta-feira. Nos sábados, a celebração acontece às 16h e nos domingos, às 10h.

Instalada em 1745, a Igreja de São Francisco está localizada na rua Felipe Schmidt, em pleno calçadão do centro da cidade. No início, funcionou durante 70 anos numa capela com sacristia privada anexa à Igreja Matriz. O prédio atual começou a ser construído em 1802 e foi inaugurado em 1815, sendo tombada pela Fundação Catarinense de Cultura em 1998. A previsão é que a obra fique pronta no primeiro semestre do próximo ano.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar