Cultura, Florianópolis, Geral, Grande Floripa, Obras, Trânsito - 30 Abr 2020 20:39

Interditada desde 2014, Ponte Bulcão Viana completa 90 anos em Tijucas

Obra de revitalização foi concluída com a colocação da iluminação
Por: Direto da Redação TSF
 
Interditada desde 2014, Ponte Bulcão Viana completa 90 anos em Tijucas (Foto: divulgação)

Prestes a ser reinaugurada com liberação para o trânsito de veículos, a Ponte Bulcão Viana, em Tijucas, completou exatos 90 anos de inauguração nesta quinta (30).

A reinauguração estava inicialmente prevista para ocorrer em 17 de abril, data que acabou sendo alterada devido à quarentena imposta pelo coronavírus. A obra ganhou forma após a colocação da nova estrutura de metal e das vigas da lateral e parte superior. Depois disso, ela recebeu madeiras de angelim vermelho no assoalho e iluminação noturna especial.

Quando construída, a Ponte se tornou a principal ligação do Norte com o Sul catarinense durante várias décadas, até a construção da BR-101, no início dos anos 70. Atualmente ela liga os bairros Pernambuco e XV de Novembro além, de dar acesso ao sul os bairros do Timbé e Itinga e ao norte o Centro da cidade de Tijucas.

Segundo os historiadores, ela foi feita com a sobra de materiais da Ponte Hercílio Luz que liga a Ilha de Santa Catarina ao continente, trazida dos Estados Unidos. Desde sua inauguração, era conhecida apenas como Ponte de Tijucas, só um mês depois, após Antônio Vicente Bulcão Viana assumir o governo de Santa catarina, em forma de homenagem do prefeito de Tijucas na época Jacob Lameu Tavarez foi batizada de Ponte Bulcão Viana.

Desde sua inauguração, a Ponte nunca havia passado por grandes reformas. Em 2014, ela foi interditada, depois que parte da estrutura cedeu, devido a fortes chuvas ocorridas naquele ano. A assinatura do Contrato e da Ordem de Serviço que autorizou a obra foram feitos em 28 de novembro de 2018.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar