Comunidade, Cultura, Religião - 05 Jul 2013 15:08

Irmandade que mantém Hospital de Caridade empossa nova diretoria no domingo

Cerimônia terá missa na catedral metropolitana transmitida pela internet
Por: Róbinson Gambôa
 
Irmandade que mantém Hospital de Caridade empossa nova diretoria no domingo Padre Pedro José Koehler e provedor José Carlos Pacheco. (Foto: Divulgação)

A nova Mesa Administrativa e também o novo Conselho Fiscal da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, mantenedora do Hospital Imperial de Caridade, toma posse neste domingo (7), durante uma cerimônia que ocorre na Catedral Metropolitana de Florianópolis. A solenidade começa às 9h30min, pouco antes da missa, que será celebrada pelos padres David Antônio Coelho, Pedro José Koehler, Nildo Dubiella, João Maria dos Santos, Dirceu Bortolotti Donetti e Leandro José Rech.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelo site www. catedralflorianopolis.org.br. Está confirmada também a participação do Coral Santa Cecília, regido pelo Padre Ney Brasil.

Fundada em janeiro de 1765, a Irmandade do Senhor Jesus Passos busca desenvolver o culto ao Senhor Jesus dos Passos e ainda ser guardiã de sua imagem que, segundo a história oficial, em 1764 seguia rumo a cidade de Rio Grande, no interior do Rio Grande do Sul, quando teria atracado em Santa Catarina por uma vontade divina, como afirmam os católicos da Ilha.

Mais tarde, em julho de 1782, a Irmandade passou a prestar assistência a pessoas portadoras de doenças ou mesmo em situação de miséria, fornecendo alimentação e cuidados médicos com o auxílio do Irmão Antônio da Silva Gomes. Foi neste período que surgiu a instituição da “Caridade dos Pobres”, marco inicial para a implantação de um hospital com assistência médico-hospitalar. A partir daí, a Irmandade assumiu o trabalho de auxiliar as pessoas que chegavam à Ilha do Desterro precisando de ajuda.

Hospital de Caridade é administrado pela Irmandade. (Foto: Divulgação) Hospital de Caridade é administrado pela Irmandade. (Foto: Divulgação)

Hoje, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos é mantenedora e responsável pela administração, manutenção e zelo do Imperial Hospital de Caridade, da Capela Menino Deus, da Casa de Apoio, sendo também promotora das festividades relacionadas à Procissão do Senhor dos Passos.

A nova mesa Administrativa será formada pelo provedor José Carlos Pacheco, primeiro Vice Provedor Luiz Mário Machado, segundo Vice Provedor Alaor Francisco Tissot, terceiro Vice Provedor Ronaldo Furtado Koerich, secretário geral Mário Cesar Barreto Moraes, secretário adjunto Diogo Nei Ribeiro, tesoureiro geral Áviton Reis da Silva, tesoureiro adjunto Pedro José da Silva, procurador geral Antônio Chraim, procurador adjunto Silvio Machado Sobrinho, mordomo do Culto Divino Maria Inês Kuerten, e a adjunto do mordomo do Culto Divino Nora Nei de Oliveira. O novo Conselho Fiscal será formado por Antônio Obet Koerich, Pedro Moreira Filho, Roberto Alvarez Bentes de Sá, Asty Pereira Junior, Hélio da Costa Bez e Paulo Bastos Abrahan.

Luiz Mário Machad, vice-provedor da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. (Foto: Divulgação) Luiz Mário Machad, vice-provedor da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. (Foto: Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar