Esportes, Eventos, Florianópolis - 06 Jul 2018 19:05

Jogos Escolares Paradesportivos seguem em Floripa até domingo (8)

Competições ocorrem até domingo (8)
Por: Direto da Redação TSF
 
Jogos Escolares Paradesportivos seguem em Floripa até domingo (8) (Foto: Antonio Prado / Divulgação)

As competições da 9ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) começaram nesta sexta (6), às 18h, com as disputas do tênis de mesa (ginásio Capitão Waldir Schmdt) e a natação, que tem como palco a piscina da Elase. As demais modalidades serão disputadas no entorno da UFSC. O torneio prossegue até domingo (8), com as disputas de atletismo, basquete de cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, goalball, judô, voleibol sentado , tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e futebol sete.

O auditório da reitoria da UFSC ficou lotado na noite de quinta (5),em Florianópolis, para a cerimônia de abertura do Parajesc. O ponto alto foi a apresentação do boi-de-mamão no final do evento. As escolas campeãs das modalidades farão parte da seleção catarinense que participará das Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas de 20 a 25 de novembro em São Paulo. Em 2017, Santa Catarina foi vice-campeã brasileira da competição.

O juramento do atleta foi feito pela velocista campeã brasileira escolar dos 100 metros T35, Emanuelli Remualdo, do Colégio Industrial de Lages.


Atletas de várias regiões do Estado foram agraciados com medalhas de participação. As autoridades presentes ressaltaram a importância dos Parajesc. Para Ivaldo Brandão Vieira, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que veio exclusivamente para a competição, o evento tem um significado especial:

- Santa Catarina sempre foi referência no Brasil nos Paradesportos. É um Estado que revela muitos campeões e fico muito feliz em estar aqui -, disse.

Para a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, é um evento de grande oportunidade aos participantes:

- O esporte nos ensina lições nas vitórias e derrotas, mas nos Parajesc todos são vitoriosos por mostrarem superações -, salientou.

Márcio Alves, secretário municipal de esporte e cultura da Prefeitura de Florianópolis, destacou que o esporte promove inclusão social das pessoas.  O secretário de turismo, cultura e esporte, Tufi Michreff, ressaltou que o evento congrega pessoas e promove uma troca de experiência e amizade entre os participantes. Tufi revelou que o Governo de Santa Catarina já garantiu os recursos financeiros para os eventos do calendário da Fesporte.

Os Parajesc são destinados a estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual. O evnto é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e Secretaria Estadual de Educação.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar