Florianópolis, Geral, Tecnologia - 18 Jun 2013 12:18

Na Capital: jovens planejam cobertura ao vivo durante as manifestações

Chamado "Revolta da Antena", projeto vai garantir cobertura em tempo real dos protestos em Florianópolis
Por: Arielli Secco
 
Na Capital: jovens planejam cobertura ao vivo durante as manifestações Testes com a Rede Mesh foram realizados previamente no laboratório (Foto: Divulgação / Tarrafa HackerSpace)

Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e voluntários estão juntos no planejamento de uma transmissão completa das manifestações na Capital. Por enquanto, o grupo conta com 20 pessoas em nome do Tarrafa HackerSpace, um laboratório experimental de eletrônica. Mesmo com a provável antecipação dos protestos para esta terça-feira, Pedro Markun, “hacker” conhecido por criar novas intersecções entre política e internet, explica que os anteneiros estarão nas ruas caso a manifestação se confirme.

- O sistema tecnicamente está pronto e operante. Vamos usar uma plataforma livre que vem sendo desenvolvida pelo mundo todo, conhecida como Rede Mesh. É baseada na ideia radical de distribuição e descentralização da informação -, explica.

A cobertura vai funcionar da seguinte forma: o grupo vai disponibilizar alguns roteadores espalhados no percurso dos manifestantes. Esses aparelhos vão capitar e replicar o sinal, e serão alimentados por baterias. As pessoas que moram próximo aos locais por onde passará a manifestação também poderão disponibilizar seus pontos de internet, desde que possuam modems 3G com acesso mínimo.

- Pedimos que as pessoas levem os aparelhos para as varandas. É uma metáfora super legal diante de tudo o que vem acontecendo. Cada um vai somar em prol de um coletivo -, contextualiza Markun.

O propósito é criar uma grande nuvem de wi-fi. A ideia apoia os movimentos populares, mas articula a cobertura de forma autônoma.

- Queremos que a manifestação seja pacífica e ganhe mais visibilidade -, justifica o “hacker”.

Além de permitir acesso à internet a todos os manifestantes, haverá transmissão ao vivo em um endereço na internet a ser divulgado no evento criado nas redes sociais.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar