Aeroporto, Florianópolis, Geral, Obras, Trânsito - 23 Jan 2018 20:18

Licença ambiental autoriza últimas obras do novo acesso ao Sul da Ilha

Licença foi entregue nesta terça (23) pelo Governador em Exercício
Por: Direto da Redação TSF
 
Licença ambiental autoriza últimas obras do novo acesso ao Sul da Ilha (Foto: Jederson Baldo / Divulgação)

Mais um importante passo foi dado para as obras do novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina, que vai beneficiar diretamente os usuários do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e toda a comunidade da região. A licença ambiental necessária para o início do último lote de obras foi entregue nesta terça-feira (23), pelo governador em exercício Eduardo Pinho Moreira ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), responsável pelas obras.

- Houve uma soma de esforços de todos os agentes públicos para garantir essa licença ao trajeto apresentado, um traçado que é muito mais racional, com menos desapropriações e com todos os cuidados ambientais necessários -, afirmou o governador em exercício.

O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, explicou que, pela proximidade ao mangue de uma unidade de conservação federal, foi necessária avaliação por equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal.

- A conquista da emissão da licença comprova que existem todos os cuidados ambientais necessários -, destacou.

Os trabalhos do novo acesso ao Sul da Ilha ocorrem em diferentes lotes para garantir agilidade, e os primeiros trechos já estão em estágios avançados. A licença ambiental liberada agora é para o último lote de obras, um contorno com cerca de quatro quilômetros que margeia parte da área de mangue. O secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, explicou que, com a licença, serão feitas adequações ao projeto para lançar o edital de licitação da obra no final de março. A entrega da ordem de serviço está prevista para julho de 2018, com inauguração de todo o novo acesso em julho de 2019.

O primeiro lote da obra compreende duplicação de trecho de 3,55 quilômetros no Bairro Carianos, entre o trevo da Seta e o Estádio da Ressacada, e está com 90% do trecho concluído. O investimento do Governo do Estado é de R$ 23,1 milhões.

Também em andamento, o segundo lote abrange a duplicação de trecho de 6,48 quilômetros, entre o acesso à SC-405 e o terminal do aeroporto, no valor de R$ 28,3 milhões. O trecho está 95% concluído.

Estão em andamento, ainda, trabalhos complementares, como construção de viadutos, galerias e ampliação de pontes. E nesta quarta (24), será deflagrado um processo licitatório para habilitação das empresas para o início dos trabalhos em um novo trecho de 1,4 quilômetros.

- Essa é uma grande obra do Governo do Estado, que beneficia todos os moradores do Sul da Ilha e contempla o atendimento ao aeroporto, o que é de importância para o desenvolvimento de toda Santa Catarina -, acrescentou Pinho Moreira.

O ato de entrega da licença foi realizado no gabinete do governador, no Centro Administrativo, e contou com a presença do diretor da Floripa Airport, Tobias Market. A empresa, que faz parte do grupo suíço Zürich Airport, tem a concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz e já iniciou os trabalhos de construção do novo terminal de passageiros. Na primeira etapa de obras, além do novo terminal, a empresa vai construir novos fingers (pontes de embarque que fazem a ligação entre o terminal e as aeronaves) e um novo estacionamento, entre outras melhorias.

O evento contou também com a presença dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, e de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan; do presidente da Casan, Valter Gallina; do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, entre outras lideranças políticas do estado.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar