Economia e Negócios, Educação, Eventos, Florianópolis - 12 Out 2017 16:12

Livraria no Shopping Beiramar terá bate-papo gratuito sobre Educação Infantil

Educador e pesquisador Roger Hansen vai compartilhar sua experiência com o público
Por: Direto da Redação TSF
 
Livraria no Shopping Beiramar terá bate-papo gratuito sobre Educação Infantil (Foto: Divulgação)

Roger Hansen, educador e pesquisador da primeira infância, vai compartilhar sua experiência com o público e fará dedicatórias no livro “Pedagogia Florença I - Bases para a Educação Infantil de 0 a 3 anos” no dia 24 de outubro, na Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping.

Você já parou para pensar no quanto a Educação Infantil tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano? Roger Hansen, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acredita que a Educação Infantil é a mina de ouro que o Brasil ainda não descobriu. Para falar sobre o tema, Roger estará na Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping no dia 24 de outubro, às 19h30min, para participar de um bate-papo com pais, educadores e público em geral e autografar sua mais recente obra, o livro Pedagogia Florença I - Bases para a Educação Infantil de 0 a 3 anos (R$ 58).

O debate sobre a melhor maneira de preparar as crianças para o futuro é comum entre os adultos responsáveis pela educação dos pequenos. Entre as dúvidas, estão quais os conhecimentos e valores que devem ser transmitidos durante a vida. Foi com o intuito de auxiliar com questões do dia a dia dos pais, psicólogos, pedagogos, pediatras e outros profissionais que Roger Hansen escreveu o livro Pedagogia Florença I,  que traz os estudos científicos e as vivências do autor, educador e pesquisador da primeira infância.

A Pedagogia Florença é uma abordagem inovadora voltada à Educação Infantil nos primeiros seis anos de vida, iniciada há 13 anos, em forma de uma escola modelo, em Florianópolis. O método, criado por Hansen, trabalha a pedagogia de forma contemporânea, preenchendo lacunas dos estudos da educação infantil brasileira.

- Temos um material escasso sobre Educação Infantil no Brasil, principalmente quando se trata dos primeiros anos de vida. Nossa metodologia parte de pesquisas mundiais profundas sobre o tema. A ideia é dar valor e força aos educadores para que tenham ferramentas para trabalhar junto aos pais na difícil tarefa da formação humana -, explica o doutor.

Lançada em julho, o pano de fundo da publicação é o respeito e o amor à criança, por meio de uma explanação de atitudes humanistas na educação.

- Uma criança é um ser que se expressa, não podemos simplesmente treiná-las, temos que deixá-las descobrir-se. Os bebês muito pequenos até certo momento não pegam nada nas mãos, pois estão desenvolvendo-as e elas ainda não estão maduras o suficiente para pegar, prensar ou reter um objeto -, exemplifica o autor.

- Devemos dar condições para o desenvolvimento humano, sem imposições sobre o ser. O maior valor da Pedagogia Florença é permitir que a imensa vida que existe no interior da criança ganhe a sua mais bela expressão -, completa Hansen.

Segundo o educador alemão, Walter Gutdeutsch, uma das inspirações do livro e responsável pelo prefácio, a infância é a parte mais importante da vida e é preciso olhar para esse período com olhos modernos, nas situações de hoje.

- O Dr. Roger apoia-se em investigações atuais da pedagogia, psicologia, sociologia e neurociência e a pedagogia Florença aplicada é o futuro consciente de uma educação qualificada e profissional - , afirma.

Sobre o autor
Roger Hansen é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador da infância há mais de 10 anos. Iniciou sua carreira como professor universitário e, posteriormente, dedicou-se ao desenvolvimento da Pedagogia Florença, trabalhando em parceria com o Prof. Walter Gutdeutsch (Alemanha). Roger dirige o trabalho de 60 educadoras na aplicação dessa pedagogia. Em paralelo segue conduzindo seus estudos e pesquisas sempre aliados a uma profunda experiência prática, em contato direto com crianças, pais e educadores. Atualmente tem ministrado cursos e palestras sobre o tema e suas pesquisas, além de ser palestrante convidado do TEDXSENAIFlorianópolis.

Serviço
O quê: Bate-papo sobre Educação Infantil com Roger Hansen e sessão de autógrafos do livro “Pedagogia Florença I - Bases para a Educação Infantil de 0 a 3 anos”
Quando: 24 de outubro, às 19h30min
Onde: Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping - Rua Bocaiúva, nº 2.468, piso térreo, Centro, em Florianópolis.
Quanto: Gratuito
Informações: (48) 3271-6030


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar