Cultura, Entretenimento, Eventos, Florianópolis, Geral - 21 Mar 2014 16:20

Maratona Cultural traz Tulipa Ruiz à Lagoa da Conceição neste sábado (22)

Cantora paulista integra a programação que celebra o aniversário de 288 anos de Florianópolis
Por: Nicoly Bernardes
 
Maratona Cultural traz Tulipa Ruiz à Lagoa da Conceição neste sábado (22) O último álbum de Tulipa, "Tudo Tanto", tem músicas em parceria com Criolo, Lulu Santos, São Paulo Underground e outros artistas consagrados (Foto: Site oficial Tulipa Ruiz / divulgação)

A cantora paulista Tulipa Ruiz se apresenta no sábado (22), às 19h30, na praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição. O show faz parte da Maratona Cultural, que termina no domingo (23) e conta com mais de 200 atrações de música, dança, teatro e artes visuais em locais do Norte ao Sul de Florianópolis. A iniciativa integra a comemoração do aniversário de 288 anos da Capital catarinense.

Nascida em Santos, Tulipa cresceu na cidade mineira de São Lourenço. O contato com a música começou cedo com a influência do pai, Luiz Chagas, jornalista e guitarrista da histórica banda Isca de Polícia de Itamar Assumpcão. Na adolescência, a cantora teve um programa de rádio, fez coral e estudou por cinco anos canto lírico com a maestrina Edna de Sousa Neves.

Mudou-se para São Paulo, onde estudou Comunicação. Apesar de ter integrado bandas durante a faculdade, tratava a música como hobby. Formada, trabalhou como ilustradora e redatora por anos até que começou a participar informalmente de alguns projetos musicais. O convite para o primeiro show despertou a necessidade de ter uma banda.

De lá para cá, a fã de Robert Crumb, Manoel de Barros, Joni Mitchell e Yoko Ono se assumiu cantora. Depois de sua estreia bem recebida no Prata da Casa, Tulipa gravou seu primeiro disco, Efemêra, lançado em show – eleito o melhor do ano pelo jornal Folha de São Paulo – no Auditório Ibirapuera. O álbum foi considerado o melhor disco de 2010 pela revista Rolling Stone, um dos melhores do ano pelo jornal O Globo e um dos melhores da década pela Folha.

Além dos mais de 150 shows realizados com o primeiro álbum por todo o Brasil, a cantora se apresentou sete vezes no exterior (Foto: Site oficial Tulipa Ruiz / divulgação)Além dos mais de 150 shows realizados com o primeiro álbum por todo o Brasil, a cantora se apresentou sete vezes no exterior (Foto: Site oficial Tulipa Ruiz / divulgação)

Além dos mais de 150 shows realizados com o primeiro álbum por todo o Brasil, a cantora se apresentou sete vezes no exterior. Participou do festival belga Europalia e levou seu show a países como Inglaterra, Itália, Portugal, França, Dinamarca, Argentina, Colômbia e Estados Unidos.

Na Inglaterra, seu álbum ganhou crítica positiva no The Guardian, um dos mais importantes jornais do país. O disco ainda foi eleito pelo jornal britânico The Independent um dos melhores álbuns de 2011.

– Tulipa tem todos os ingredientes para ser a próxima grande celebridade do Brasil, graças a suas canções e sua poderosa presença de palco – analisou o jornalista Robin Denselow.

Nos Estados Unidos, a cantora contou com a presença, na plateia, de David Byrne, que declarou algumas vezes para a imprensa que Tulipa é uma das cantoras brasileiras da nova geração que mais chama sua atenção. Em julho de 2012, lançou Tudo Tanto. O álbum tem músicas em parceria com Criolo, Lulu Santos, São Paulo Underground, Daniel Ganjaman, Kassin e Rafael Castro.

Confira a programação cultural completa da Grande Florianópolis ao clicar aqui.

Ouça a música É, de Tulipa Ruiz:


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar