Cultura, Educação, Eventos, Geral, Palhoça - 24 Mai 2019 19:40

Membros do MPF participam de Assembleia dos Guarani em Palhoça

Evento realizado na Terra Indígena Morro dos Cavalos reuniu mais de 400 indígenas
Por: Direto da Redação TSF
 
Membros do MPF participam de Assembleia dos Guarani em Palhoça (Foto: Facebook / divulgação)

O Ministério Público Federal em Santa Catarina participou da 8ª Assembleia Geral da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), realizada na quinta-feira (23), na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça. A procuradora da República Analucia ouviu os caciques, lideranças e anciãos sobre as políticas públicas relacionadas à questão indígena no estado e no país, e se pronunciou reiterando o apoio do MPF as causas das comunidades, em cumprimento de sua missão constitucional.

O evento reuniu mais de 400 indígenas de diversas aldeias espalhadas pelas regiões Sul, centro oeste e Sudeste do Brasil, bem como de apoiadores.

De acordo com a Procuradora, os povos indígenas servem de exemplo para todos.

- Eles permanecem unidos resistindo e nos ensinando a resistir -, disse ela.

Analucia ressaltou a força das mulheres indígenas:

- Elas com certeza são uma inspiração para todas as mulheres brasileiras -, declarou.

(Foto: Facebook / divulgação)(Foto: Facebook / divulgação)

Com relação ao contingenciamento na área da educação, a procuradora da República afirmou que está efetuando um levantamento da situação dos estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no que diz respeito às bolsas e demais garantias, e que os procuradores dos direitos da cidadania estão atentos a esse grave impasse nas instituições de ensino superior, em todo o Brasil.

A procuradora lembrou da importante vitória do movimento indígena na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22), que resultou na devolução da Fundação Nacional do Índio (Funai) ao Ministério da Justiça - a autarquia havia sido transferida em janeiro para a responsabilidade do recém-criado Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Por fim, a procuradora da República frisou a necessária defesa da preservação do Poder Judiciário e destacou a honrosa presença da liderança Sonia Guajajara no evento, entre tantos indígenas reconhecidos por sua luta pelos direitos de suas comunidades.

A cada três anos os caciques, as lideranças e os anciãos Guarani se reúnem para avaliar o cenário no qual estão vivendo.

- Trata-se de um espaço para pensarmos coletivamente quais foram os principais erros e os principais acertos que cometemos nos últimos anos e o que precisamos mudar para que nossa luta se fortaleça ainda mais -,  explica o coordenador da Comissão Guarani Yvyrupa, Marcos Tupã.

A 8ª assembleia da CGY, realizada na aldeia Itaty da Terra Indígena Morro dos Cavalos, juntou membros da etnia Guarani do Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, entre outros estados. O evento também teve a presença das líderes indígenas Sônia Guajajara e Kerexu Yxapyry (Eunice Antunes) e do vereador Marcos José de Abreu, o Marquito, de Florianópolis.

- A devolução da Funai ao Ministério da Justiça é um recuo do governo e uma vitória do povo indígena -, afirmou Sônia Guajajara. Ela recordou aos demais “parentes” Guarani que é o “momento de juntar as mãos”, pois a medida provisória 870 vai agora para o Senado.

- Se não deixam a gente sonhar, nós não podemos deixá-los dormir -, reiterou.

(Foto: Facebook / divulgação)(Foto: Facebook / divulgação)

(Foto: Facebook / divulgação)(Foto: Facebook / divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar